Obras do Parque do Maciço do Moro da Cruz iniciam em março
24/02/2010
Algas: Andrino pede limpeza na Lagoa da Conceição
24/02/2010

Biblioteca Pública já está climatizada

Além de tornar o ambiente mais agradável, refrigeração é importante para conservar o acervo

Os usuários da Biblioteca Pública de Santa Catarina já podem fazer suas pesquisas em um ambiente climatizado. Dos 26 equipamentos adquiridos, apenas dois não foram colocados, por precisar de pontos de energia ainda não instalados. Um outro necessita de manutenção.

A administração espera que ate o final da semana o sistema esteja completamente funcionando. A refrigeração, além de tornar o ambiente mais agradável aos estudantes e pesquisadores, é importante para conservar o acervo.

O geógrafo João Batista Soares há mais de um ano freqüenta a biblioteca para o desenvolvimento de uma pesquisa com base em jornais antigos. “Em uma temperatura ambiente é melhor de trabalhar. Quando não tinha ar-condicionado tínhamos que encarar calor de mais de 30°C. Até evitava vir aqui”, confessa. O local em que o aparelho split fica com temperatura mais baixa é o setor de obras raras.

Segundo a administradora interina da biblioteca, Rosalba de Paula, 21°C é o indicado para preservação dos documentos que datam de mais de cem anos.

O sistema de refrigeração deveria estar pronto no dia 16 de janeiro, mas a entrega atrasou em quase um mês. De acordo com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a empresa WZ Comércio e Serviços Hospitalares, vencedora da licitação, não conseguiu todos os equipamentos no tempo determinado, por falta de produto no mercado.

O valor do investimento foi de R$ 85.886,00. Os aparelhos têm capacidade entre 7.000 e 60.000 BTUs (Unidade Térmica Britânica). A biblioteca conta com 116 mil volumes entre livros, revistas e jornais.

OPINIÃO

“Agora já estamos em uma condição humana de trabalhar. Com a climatização, ajuda até a conservar os materiais, que estragam com o suor da gente.”
Fernando Guedert, estudante

“Estudar em um ambiente com ar-condicionado é melhor, pois, quanto mais nos sentimos bem, melhor será a nossa produção. Para mim, ficou ótimo.”
Dafine Claro, estudante

(FCC/Jornal Notícias do Dia, 23/02/2010

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *