Fim dos bailes públicos
27/01/2010
A fosfateira
28/01/2010

Prefeito é denunciado pelo MPF

Dário Berger teria liberado a obra da Beira-Mar Continental em área da União sem as licenças

O Ministério Público Federal (MPF), denunciou o prefeito de Florianópolis Dário Berger (PMDB) por ter liberado a construção da Beira-Mar Continental em área da União sem as licenças exigidas dos órgãos federais.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em Porto Alegre não definiu prazo para decidir se aceitará ou não a denúncia do MPF. Ela foi feita pela Procuradoria Regional da República da 4ª Região, em Porto Alegre, pois o prefeito tem foro privilegiado e deve ser julgado por tribunais superiores. O procurador Paulo Girelli entendeu que o prefeito não cumpriu termo de ajustamento de conduta assinado ainda em 2004 para construir a obra em 2006.

Para o procurador, o aterro da zona costeira feito da ponte Hercílio Luz à Ponta do Leal, no Bairro Balneário, é poluidor. Com o impacto na área da União, destacou o representante do MPF, a prefeitura deveria ter licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas isso não teria sido cumprido.

Na constatação do procurador, a prefeitura teve apenas a licença da Fundação do Meio Ambiente de SC (Fatma). A outra irregularidade apontada é a retirada da areia do fundo da baía e o seu armazenamento no canteiro de obras. O procurador Girelli observou que a areia deveria ser reutilizada conforme determina a legislação. Mas para esse procedimento a prefeitura deveria ter autorização do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).

A denúncia do MPF baseou-se em ação civil pública e inquérito da Polícia Federal. No ano passado, a PF emitiu laudo em que constatou alterações na fauna da baía naquele trecho e salientou o risco de alagamento na região. Dário foi denunciado por dois crimes da lei ambiental e um crime contra o patrimônio.

Contraponto
O que dizem o advogado de Dário Berger e o secretário de Obras
O prefeito só vai se manifestar a respeito após tomar conhecimento da ação. O advogado Rogério Olsen da Veiga, defensor de Berger, criticou a divulgação da denúncia pelo MPF sem antes ter dado direito de defesa prévia ao prefeito.
– Ele (Dário) não pode se defender sem saber do que está sendo acusado – protestou o advogado.
Para o secretário de Obras José Nilton Alexandre não houve crime ambiental e um acordo em juízo estabeleceu a informação pela Fatma das ações ao Ibama. A Procuradoria Geral do município considera a denúncia “vazia” e frisou que o suposto dano ambiental já foi compensado com o depósito de R$ 250 mil em juízo pela Prefeitura.
A previsão da Secretaria de Obras é concluir a Beira-Mar Continental até o final de março. Faltam a finalização do sistema viário e o asfaltamento. A via terá 2,4 quilômetros. Toda a obra custará R$ 43 milhões.

(DC, 27/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *