Atraso recorde
14/01/2010
Liberação de recursos para o Projeto Maciço do Morro da Cruz
14/01/2010

Parceria pode viabilizar transporte marítimo em Florianópolis

Serviço será feito por cooperativas de barqueiros e pescadores.

O vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 13, com o superintendente estadual do Banco de Brasil em Santa Catarina, José Carlos Reis da Silva, para discutir uma parceria entre a Prefeitura, o BB e cooperativas de barqueiros de Florianópolis para a implantação de um serviço executivo de transporte marítimo ligando os balneários da cidade e Ilha-Continente. João Batista tomou como exemplo o funcionamento das barcas executivas da Costa da Lagoa, que operam desde o início de dezembro do ano passado com aceitação da população e turistas.

“Queremos acabar com o mito que não é possível fazer transporte marítimo na Capital e ainda aproveitar a experiência dos barqueiros e pescadores artesanais da Ilha, criando mais uma opção de geração de renda”, salientou o vice. O encontro contou ainda com Volnei Valdir Andrade da Cooperbarco, que representou as cooperativas, e com o gerente de Mercado do BB, Marcelo Santos do Canto.

Segundo o secretário, o sucesso do serviço da Costa da Lagoa mostra que é possível se implantar o transporte executivo marítimo em outras localidades, com linhas nas regiões Sul e Norte da cidade, além de uma ligação Ilha-Continente. Por determinação do prefeito Dário Berger a Secretaria de Transportes já estuda a criação de linhas operadas por barcos ligando a Barra da Lagoa ao Rio Vermelho e a Lagoa da Conceição. “Um serviço de barca executivo facilitará o deslocamento na região, contribuindo também para melhorar o trânsito, principalmente no verão onde são comuns os congestionamentos pelo número excessivos de carros”, aposta João Batista.

O vice-prefeito salientou que o novo serviço poderá ser implantado com parcerias de várias entidades, como o SEBRAE, o Ministério Público, a Capitania dos Portos e até o Ministério da Pesca, criando mais uma alternativa de transporte público com total segurança e valorizando os pescadores artesanais e sua experiência. “Vamos buscar as parcerias que precisamos para tornar o transporte executivo marítimo uma realidade já na próxima temporada e para tanto esperamos contar com a experiência e o apoio do Banco do Brasil”.

O superintendente estadual do BB mostrou-se interessado no projeto, que pode ser viabilizado com o DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) além de envolver outros órgãos como parceiros. José Carlos Reis da Silva comprometeu-se em levar o projeto para a área técnica do banco e agendar uma reunião com a Secretaria dos Transportes na próxima semana para dar continuidade aos trabalhos.

(FloripaCVB, 14/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *