Nova central de emergência em Florianópolis integra PM, Bombeiros, Samu e Guarda Municipal
22/01/2010
Áreas de risco
25/01/2010

Otimismo leva à efetivação

Cerca de 40% dos contratados para Natal e temporada deve permanecer no trabalho, acima da média histórica de 35%

O emprego nos setores de comércio e serviços reagiu neste início de ano. O clima de pessimismo do último trimestre de 2009 – que fez as contratações de trabalhadores temporários serem 20 % menores – deu lugar a uma boa onda empregadora. Dos 20 mil contratados para atender o movimento de Natal e da temporada de verão, cerca de 40% devem ser efetivados, índice superior aos 35% registrados historicamente.

São 8 mil novos empregos que surgem em um ano em que o consumo deve continuar aquecido. No ano anterior foi um pouco mais: 8.750. A diferença, porém, é vista de maneira positiva, levando-se em conta o ano difícil que foi 2009 para o setor.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Sérgio Medeiros, explica que o comércio ainda estava trabalhando com números negativos até o Natal, e por isso as contratações temporárias foram menores. Normalmente, chegavam a 25 mil trabalhadores. Foram apenas 20 mil. Mas, a média histórica de aproveitamento de pessoal, com efetivações, sempre na faixa dos 35%, este ano vai chegar a 40%.

– Pelo otimismo do mercado e aquecimento do consumo em várias regiões, a expectativa é de uma efetivação bem significativa este ano.

As dispensas, que em outras regiões do país ocorrem depois do Natal, em SC, por causa da temporada de verão, acontecem mais tarde. Elas ocorrem no final de fevereiro.

– O mercado tem um crescimento de 10%, que precisa ser atendido. É claro que as dispensas ocorrem ao longo de janeiro e fevereiro, mas muita gente será efetivada neste período também. O setor está contratando por causa do otimismo com as vendas.

O presidente da Federação do Comércio de SC (Fecomércio), Bruno Breithaupt, trabalha com números diferentes. De acordo com ele, foram 35 mil trabalhadores temporários contratados no setor de comércio de bens, serviços e turismo.

A Fecomércio não tem uma previsão do percentual de efetivação, mas Breithaupt estima que 20% dos temporários sejam contratados em definitivo, o que resulta numa abertura de 7 mil novos postos de trabalho.

– Nos bares e restaurantes, sempre há um incremento de 20%. E estes temporários ainda estão alocados.

simone.kafruni@diario.com.br

SIMONE KAFRUNI
Dicas para garantir a vaga
– É preciso ter em mente que a possibilidade de efetivação sempre existe quando o profissional é bom e se destaca com relação aos outros.
– Lembre-se que muitas empresas aproveitam as contratações temporárias para identificar talentos, e mesmo quando não contratam ao término do período temporário, mantêm os bancos de talentos atualizados para, na primeira oportunidade, chamar aqueles que se destacaram.
– Não comece o trabalho achando que se trata apenas de uma renda extra. Esquecer que há um tempo pré-determinado é uma boa alternativa para se empenhar mais.
– Encare como uma oportunidade e mostre durante o período de trabalho temporário, a comunicação e a vontade de aprender. Tenha iniciativa, interesse pelas tarefas e espírito de equipe, que é fundamental em qualquer empresa.
– A postura adotada deve ser a de dedicação total, é ser comprometido, criativo, ágil e pró-ativo.
– Não ser contratado não significa incompetência. Muitas vezes a empresa realmente não consegue absorver. Mas ela não esquece daqueles que superam as expectativas.

(DC, 25/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *