Mostra reúne artesãos e produtores catarinenses no centro da capital
14/01/2010
Mais que um metrô
15/01/2010

Mostra de inovações tecnológicas tem foco em sustentabilidade

De 11 a 14 de maio, acontece a terceira edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis, em São Paulo. O evento faz parte da programação da 12ª Conferência Internacional Ethos, cujo tema será “O Mundo sob Nova Direção – Sustentabilidade: um Novo Contrato da Sociedade com o Planeta”. O objetivo do evento é apresentar novidades tecnológicas que sejam economicamente viáveis e de fácil aplicação, a fim de trazer benefícios para o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o consultor e mestre em sustentabilidade Luiz Bouabci, integrante do comitê curador da mostra, tecnologias sustentáveis são capazes de substituir tecnologias convencionais que não atendem mais às demandas da humanidade e do planeta, dando início a um novo mercado.

“Na mesma medida em que as questões ambientais ganham espaço na mídia global, o nível de consciência da sociedade de consumo também aumenta. Nesse movimento, a adoção de tecnologias que se adequem à lógica do planeta passa cada vez menos a ser uma questão de opção, e sim de sobrevivência para as empresas. A questão é garantir que a sustentabilidade não se torne artigo de luxo, economicamente viável somente para as classes A e B”, alerta.

Outro ponto relevante para a substituição do modelo, segundo Bouabci, é a completa reinvenção dos processos produtivos. “De nada adianta criarmos uma lógica completamente inovadora para o design de produtos que continue baseada no paradigma atual de produção e comercialização”, afirma.

Para ele, o atual contexto econômico influencia no movimento de inovações tecnológicas para a sustentabilidade e o grau de investimento vai mudar de acordo com a realidade das organizações.

“Para as empresas que buscam sobreviver no contexto da crise, a probabilidade é a de que a sustentabilidade dos processos fique em segundo plano, com alguma chance de que o desenvolvimento de produtos verdes tenha continuidade, caso venham a representar uma oportunidade de mercado” analisa.

“Para as que não foram tão afetadas pela mudança de contexto, o ponto crítico é a limitação na capacidade de investimento de outras empresas e da capacidade de consumo da sociedade”, explica o consultor. O desafio nesse caso – como lembra novamente Bouabci – é readequar estratégias no sentido de garantir que as inovações geradas sejam acessíveis economicamente.

As inscrições para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis já estão abertas e os interessados em apresentar suas inovações podem se cadastrar gratuitamente, no site do evento, até o dia 31 de janeiro.

(Ethos e Finep, Acate, 15/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *