Irregularidades na contratação de árvore resultam em ação contra Prefeito da Capital
12/01/2010
1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades será realizado em Floriaópolis
12/01/2010

Brasil promove ações para implementar objetivos da Convenção da Diversidade Biológica

País tem investido esforços consideráveis para a aprovação, na COP-10 (Nagoya -Japão – outubro 2010)…”

O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade. Durante todo ano, serão desenvolvidas ações para estimular a implementação dos três objetivos da Convenção da Diversidade Biológica (CDB): conservação da biodiversidade, uso sustentável de seus componentes e distribuição equitativa e justa dos benefícios advindos da utilização dos recursos genéticos. Segundo a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, o Brasil tem investido esforços consideráveis para a aprovação, na COP-10 (a ser realizada em Nagoya -Japão, em outubro deste ano), de um regime internacional específico para repartição de benefícios oriundos da biodiversidade.

Ela ressaltou ainda outros esforços para reduzir a perda de biodiversidade, como a diminuição da taxa de desmatamento na Amazônia e a ampliação do sistema de monitoramento dos desmatamentos para a Caatinga e o Pampa, além do anúncio, dos planos de ação para prevenção e controle do desmatamento no Cerrado e no Pampa, a semelhança do que já é feito no bioma amazônico.

Na quinta-feira (7), durante lançamento do Ano Internacional da Biodiversidade, em Curitiba/PR, ato que também encerrou a segunda Reunião de Curitiba para Cidades e Biodiversidade, a secretária enfatizou a importância do conceito de biodiversidade para a construção da cidadania ambiental e para que a ampliação das cidades se dê em bases sustentáveis. “Inserindo a variável biodiversidade no Plano Diretor das Cidades, podemos criar territórios menos vulneráveis e evitar tragédias como a que ocorreu no início desse ano em Angra dos Reis”.

Os eventos promovidos pelo MMA durante todo o ano visam reafirmar a importância estratégica da biodiversidade para o desenvolvimento do País e para o combate à pobreza. As datas comemorativas como o Dia da Caatinga, do Cerrado e da Água terão a biodiversidade como eixo de discussão.

Convenção da Diversidade Biológica
A CDB foi um dos maiores resultados da Rio 92 – Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e é o principal fórum mundial na definição do marco legal e político para temas e questões relacionados à biodiversidade (168 países assinaram a Convenção e 188 países já a ratificaram).
Fonte: SECOM Governo Federal

(Acontecendo Aqui, 12/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *