Nenhum contrato na Capital
08/12/2009
Municipalização dos serviços oferecidos pela Casan preocupa parlamentares
09/12/2009

Um outro olhar sobre a cidade

Estudantes de escola municipal de Florianópolis fazem reinterpretações de obras do pintor Cipriano

O que une os alunos da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, e José Cipriano da Silva? Um trabalho de reconhecimento, valorização e resgate da história da Capital através da nova exposição Florianópolis – Olhar da Nova Geração, aberta ontem e que permanece até dia 30 no ateliê do artista plástico.

A exposição é resultado do projeto acadêmico Pintando a História de Florianópolis, criado e desenvolvido sob coordenação da professora Euclídia Cunha Cachoeira com participação de alunos do 3º ano do ensino fundamental – crianças de 8 a 9 anos –, visando o estudo biográfico e das obras de Cipriano.

O artista plástico é reconhecido não só pelo seu detalhado trabalho, como também por sua incansável luta para preservar e divulgar com suas telas hiperrealistas as principais referências arquitetônicas e culturais da cidade.

Esse empenho com a memória cultural aparece nos retratos de importantes imóveis que contam a história de Florianópolis e região.

De início, o DVD Cipriano – Templos & Patrimônios Históricos da Grande Florianópolis, disponível na biblioteca da escola, foi exibido para os alunos. Em seguida foram feitos estudos da biografia do artista plástico e o convite para uma palestra.

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o artista e aprofundar os conhecimentos sobre sua experiência e produção artística.

A seguir, voltaram à sala de aula para observar as cores, as formas e a conexão histórica dos elementos retratados nas telas.

A observação das obras proporcionou aos alunos um maior conhecimento de sua cidade. Como etapa final, cada aluno escolheu uma obra, a partir de reproduções em pôsteres e postais, para fazer uma releitura. O resultado surpreende. A exposição traz, além de 18 obras de Cipriano, trabalhos de 52 alunos.

(DC, 08/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *