Governo recebe sugestões para nova edição do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura
22/12/2009
Contrato ainda não foi assinado
22/12/2009

Ter ou não ter show e fogos, eis a questão

Depois do cancelamento da programação de Natal, agora, dúvida é sobre as atrações da virada
O pisca-pisca da árvore de Natal de Florianópolis, que incluiu um vaivém de suspensão e liberação de liminares nas duas últimas semanas, respingou definitivamente na programação do Réveillon da cidade. Ontem foi um dia de desencontro entre o prefeito Dário Berger e o secretário de Turismo, Mário Cavallazzi, que não afinaram as declarações. Enquanto isso, a árvore continua meio acesa, meio apagada desde sexta-feira.
O prefeito Dário Berger prometeu anunciar hoje se os fogos na virada do ano e o show de Andrea Bocelli, programado para o dia 28, serão mantidos. Disse que tentava, “de todas as formas”, encontrar os meios legais para a realização dos eventos e que “amanhã (hoje) será um dia muito difícil”.
A entrevista foi concedida, por telefone, ao Diário Catarinense pouco antes das 18h de ontem.
Perto das 19h30min, também por telefone, o DC conversou com Mário Cavallazzi, que foi claro: tanto o show no dia 28 quanto a queima de fogos estão suspensos.
A declaração se baseia na logística do evento. Não há tempo hábil para contratar uma empresa de som, com as características exigidas por Bocelli, que incluem equipamentos mais sofisticados do que os usados para as apresentações nacionais.
E como seria essa contratação? Por licitação, não dá mais tempo. Por inexigibilidade (quando não há mais de uma empresa que forneça o serviço), existe o temor do questionamento, depois de todo o entrave judicial provocado por esta forma de contratação adotada para a instalação da árvore.
O secretário afirma que não pode montar o palco e camarim, pois essa estrutura está incluída no contrato da árvore com a PalcoSul, que foi suspenso na Justiça (veja texto ao lado). A prefeitura forneceu um anexo da papelada ao DC. No documento está escrito: “a árvore terá um espaço preparado para abrigar diversos tipos de shows tais como balé, música clássica, MPB e samba”.
Ainda há mais um descompasso. O advogado da PalcoSul, Alisson Murilo Matos, disse que o palco não está contido no contrato e que desconhece o anexo. Disse ainda que o investimento de R$ 3,7 milhões se concentra na instalação da árvore.
A prefeitura também estuda adiar o show de Bocelli para março.
DÁRIO BERGER, Prefeito de Florianópolis
Por enquanto, não tem nada cancelado. Estou lutando para manter o show e os fogos. Amanhã (hoje) vou anunciar se eles acontecem. Posso dizer que será um dia muito difícil.
MÁRIO CAVALLAZZI, Secretário de Turismo de Florianópolis
O show no dia 28 está suspenso. Os fogos também. Não temos tempo hábil. É lastimável, mas a politização dos eventos de Natal fez com que a cidade perdesse tudo.
(DC, 22/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *