Código Ambiental Catarinense será tema de Audiência Pública na Câmara dos Deputados
18/12/2009
Chegada do verão aumenta problema de falta d'água no litoral catarinense
18/12/2009

Prefeitura de Florianópolis lança novo portal corporativo

Objetivo é oferecer à população fácil acesso aos serviços prestados pela prefeitura, agilizando o atendimento

A Prefeitura de Florianópolis lançou na terça-feira, 15 de dezembro, seu novo portal corporativo, desenvolvido para facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pela administração municipal. O novo portal também tem como proposta fortalecer a comunicação entre a prefeitura e os moradores de Florianópolis e ampliar o acesso da população às informações sobre a gestão municipal, programas de governo e sua execução, garantindo a transparência nas ações públicas.

Para agilizar o acesso às informações e serviços, o novo portal integra todos os sites das secretarias e órgãos da administração municipal. Com o objetivo de facilitar a navegação, toda a organização do conteúdo foi reestruturada e um novo padrão gráfico, visualmente mais atrativo, foi criado.

“O novo portal apresenta uma visão corporativa padronizada em termos de design e de estruturação das informações e serviços. Também deixa clara a filosofia da administração voltada para a transparência, rastreabilidade de processos, serviços online, ouvidoria e controle de gestão”, afirma o Secretário Municipal de Governo, Carlos Roberto De Rolt.

O novo portal também integra em um único banco de dados todas as informações sobre serviços, governo e notícias e disponibiliza uma ferramenta que permite a administração descentralizada deste conteúdo. Dessa forma, cada secretaria ou órgão da Prefeitura tem autonomia para elaborar, publicar e atualizar suas informações. O portal é mais uma ação de modernização da Prefeitura de Florianópolis.

Este ano, a administração municipal inovou ao lançar na internet serviços como a matrícula para a rede municipal de ensino, a Nota Fiscal de Prestação de Serviço Avulsa e o parcelamento de dívidas. “Estamos implantando sistemas que colocam a Prefeitura em uma rota de modernização sistemática e de melhoria contínua e planejada”, destaca De Rolt.

Em breve será implantado o sistema de controle, gerenciamento e rastreabilidade de processos. O controle iniciará com os processos principais na área ambiental, como poda de árvores, e na área de controle urbano, como consulta de viabilidade, aprovação de projeto, alvará de construção e outros. Dessa forma, o cidadão poderá entrar com o processo de sua casa a acompanhar online o andamento do mesmo nas diversas instâncias da Prefeitura.

O novo portal da Prefeitura de Florianópolis podo ser acessado aqui www.pmf.sc.gov.br

Diferenciais do novo portal:

* Guia de Serviços: ferramenta de consulta aos serviços, onde é possível pesquisar por palavras chave, listar por secretaria, consultar por ordem alfabética ou consultar a lista dos mais acessados.
* Serviços Online: integrado ao guia de serviços presenciais, também estão disponíveis links para os serviços online.
* Gestão e Transparência: ferramenta para consulta de relatórios e indicadores de cada Secretaria ou Órgão.
* Central de Notícias: é possível consultar as últimas notícias e busca por entidade, assunto e período, facilitando a recuperação do histórico de tudo que aconteceu na Prefeitura.
* Integração: todas as informações do Guia de Serviços, da Central de Notícias e de Gestão e Transparência estão cadastradas em um único banco de dados compartilhado por toda a Prefeitura.

(Guia das Cidades Digitais, 18/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *