Retrospectiva 2009: Floripa 2030 consolidado como agenda de desenvolvimento sustentável da cidade
18/12/2009
Copenhague: acordo furado
21/12/2009

Pesquisa revela visão da população sobre uso e conservação da água em Florianópolis

67% da população da capital não bebe água da rede pública, 95% está disposta a economizar água e 89% dos entrevistados acreditam que a cidade enfrentará problemas com a falta de água, sendo que 58% temem ficar sem água a curto prazo.

Estes são alguns dados da pesquisa “Uso e conservação da água na visão da população de Florianópolis”, uma iniciativa da FloripAmanhã e ABES-SC (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) com realização da Lupi & Associados. Entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro, foram ouvidos 400 moradores da capital catarinense com mais de 16 anos. O perfil dos entrevistados (sexo, grau de instrução, idade etc) foi selecionado baseado em dados do IBGE/2007.

FAÇA O DOWNLOAD:
Pesquisa Uso e Conservação da Água – Apresentação
Pesquisa Uso e Concervação da Água – Tabelas

Chama a atenção na pesquisa a percepção da população sobre a água fornecida pela rede pública, a grande ocorrência de hábitos que geram desperdício e o desconhecimento quanto a origem e as condições dos mananciais que abastecem a cidade.

A maioria da população (53,5%) considera bom o serviço prestado pela CASAN. Sobre a qualidade da água que chega à torneira, 51% do público acha boa ou muito boa, enquanto 16,9% consideram ruim ou péssima. A principal razão da avaliação negativa é o fato de que essa água, na opinião do público, não é própria para o consumo. Dos 67% que não consomem água da torneira, 47% optam pela água mineral e 20% pela filtrada. “Estes números que apontam a água filtrada e mineral como preferência por dois terços dos entrevistados já demonstram a necessidade de melhorar o sistema”, salienta Otavio Ferrari Filho, vice-presidente da FloripAmanhã e diretor da Câmara de Meio Ambiente da Associação.

A pesquisa também permite concluir que, de uma maneira geral, a população da cidade está preocupada com a água, mas ainda não demonstra atitude proativa neste sentido, mantendo hábitos de desperdício. Cerca de 40% dos entrevistados afirmam que seus banhos demoram mais de dez minutos, 72% afirmam que as torneiras permanecem abertas enquanto se ensaboam, 37% mantêm o hábito de regar plantas, 27% lavam calçadas e 19% lavam carros com água da rede pública. Menos de metade dos entrevistados afirmam ter muito cuidado com a utilização da água tratada.

Por outro lado, 95% da população se diz disposta a economizar água, mas admite que não conhece meios eficazes para isso. Mesmo assim, os entrevistados apontam algumas alternativas para evitar o desperdício: implantar o racionamento, aumentar o valor para quem consome mais, descontos para quem economizar, reaproveitamento, captação de água da chuva e apoio a mudanças de hábitos. 62,8% participaria de campanhas e 53,3% fariam algum trabalho voluntário para proteção da água de Florianópolis.

Quase 90% da população afirma estar preocupada ou muito preocupada com o meio ambiente. 63% afirma que os problemas ambientais afetam muito a sua vida e de sua família. No entanto, 67% afirma não saber a origem da água que chega em sua casa, revelando desconhecimento do público sobre a origem e as condições dos mananciais que abastecem a capital.

A falta de água é apontada como maior problema da capital para 7,5% dos entrevistados, sendo que o trânsito, com 28,8%, é o maior problema, seguido do transporte coletivo (14,5%), saúde (11,3%), esgoto a céu aberto (9,3%) e segurança (8,8%). Questões ligadas ao saneamento também estão na lista dos maiores problemas ambientais de Florianópolis na visão da população, com destaque para o esgoto e a poluição nas praias, apontados por 20,3% dos entrevistados, a falta de tratamento de esgotos (11,5%) e saneamento básico (6%). Em relação ao sistema de tratamento de esgotos da Capital, é possível notar que a maior parcela da população (78,3%) não têm conhecimento do tamanho da rede de esgotos de Florianópolis, não sabendo indicar o percentual de público que é atendido por este serviço.

(Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã, 15/12/2009)

Publicado também em Acontecendo Aqui, 16/12/2009 e DeOlhoNaIlha, 16/12/2009>

Foto: Pink Sherbet Photography (CC by)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Raul Pinho disse:

    Parabens! O saneamento de SC precisa de inciativas como essa para se tornar prioridade politica

  2. Fernando Rosa disse:

    1. Acho a água da rede muito boa em comparação com a de outras cidades.Acredito que, pelo crescimento irracional da cidade, em médio prazo teremos graves problemas de abastecimento.2.Não sei se é Lei e se for até que ponto é cumprida mas o aproveitamento da água da chuva pelos condomínios é um caminho para evitar o desabastecimento (no meu condomínio, aproveitamos, o Villes de France).3. O trânsito melhoraria muito se houvesse uma sinalização melhor (sinaleiras mais visíveis e com luzes mais fortes ; sinalização horizontal, principalmente na Beira Mar,que deveria ser repintada; mais educação no trânsito, porque sem ela viramos macacos). Do jeito que está os radares se transformam em verdadeiros caça níquel.4. A opinião dos moradores da ilha em relação aos turistas está expresso no artigo “Morar em Florianópolis no verão: Um ato de sobrevivência”, publicação da UNIMED, Revista do Cooperado, Janeiro de 2010,pãgina 05. 5.O esgoto é um capítulo a parte. Pagou-se uma obra munumental para resolver o problema, principalmente na Beira Mar, e ontem (09/02/2010) o mau cheiro estava insuportável e a água continua poluida.O que é que falta fazer? Em qualquer lugar do mundo civilizado os responsáveis teriam de se explicar, mas, na terra do carnaval eles olham o povaréu e, dando uma banana, dizem: que se dane.
    Fernando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *