Projetos do Sapiens Parque serão apresentados aos vereadores de Florianópolis
14/12/2009
Secretaria de Transportes da Capital esclarece Ministério Público cálculo de tarifa de ônibus
14/12/2009

Ministério das Cidades em encontro na Assembleia sobre saneamento básico

O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, o catarinense Leodegar Tiscoski, participou na última sexta-feira (11), no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, de encontro com representantes do governo do Estado, prefeitos e técnicos em saneamento. O objetivo do 1º Encontro Catarinense de Cooperação Técnica em Saneamento Básico foi discutir questões relacionadas ao Plano Nacional de Saneamento e os planos regionais e municipais a serem desenvolvidos em Santa Catarina. Segundo Tiscoski, historicamente, no Brasil, o saneamento sempre esteve em segundo plano nas ações de governo, com um longo período sem investimentos no setor.

Em 2006, com a lei federal de saneamento, as ações começaram a ser colocadas em prática, mas com alguns problemas. Um decreto deve complementar a lei e posteriormente será criado um marco regulatório do setor. “É muito importante discutirmos esse plano de metas para o Brasil todo e implantarmos o trabalho nos estados, estimulando a elaboração de planos regionais e municipais”, afirmou.

Tiscoski lamentou a posição ocupada pelo estado no setor de saneamento em relação aos demais estados do Brasil. “Santa Catarina é o segundo pior do Brasil em saneamento; só perde para o Piauí. É ruim, para nós, afirmarmos isso.” Disse também que aqui no estado alguns municípios deverão funcionar como “vitrine”, como linha de frente do plano, servindo de modelo para outros municípios. “Investir em saneamento é reduzir custos em saúde. Não há como montar um plano de governo sem priorizar o saneamento ambiental”, concluiu

(ALESC e AdjoriSC, 14/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *