Jurerê recebe certificado sócio-ambiental
01/12/2009
A verdadeira vocação de Floripa é a indústria criativa
01/12/2009

Jurerê Internacional é a única praia da América da Sul a receber o selo Bandeira Azul

A praia do norte da Ilha de Florianópolis recebeu no último domingo (29) a certificação de qualidade ambiental internacional. Finn Bolding Thomsen, coordenador Internacional do Bandeira Azul veio da Dinamarca especialmente para a entrega do selo.

A praia de Jurerê Internacional recebeu no último domingo (29) a Bandeira Azul, certificação internacional amplamente reconhecida e atribuída às praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade de água e balneabilidade, segurança, bem estar, infraestrutura de apoio e ações de educação e informação ambiental. No ano passado, o Bandeira Azul foi concedido a mais de 3200 praias e marinas em todo o mundo, mas na América do Sul, Jurerê Internacional é a primeira praia a receber o selo.

A bandeira foi entregue oficialmente ao secretário José Carlos Rauen, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) em cerimônia realizada no Il Campanario Villaggio Resort, e foi hasteada na praia, bem em frente ao hotel. O hasteamento estava marcado para o dia 1 de dezembro, terça-feira, mas por causa da qualidade apresentada na auditoria a praia já estava pronta para receber a certificação e a bandeira bandeira foi içada ontem mesmo.

Além disso, Finn Bolding Thomsen, diretor da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), que voltou hoje (30) para Copenhagen (Dinamarca) fazia questão estar presente durante a ação. Finn Thomsen também deu um discurso em que parabenizou Jurerê Internacional e todos os envolvidos (Habitasul, Associação de Moradores e Prefeitura Municipal de Florianópolis) pela conquista. Na ocasião aproveitou para enfatizar a importância dos cuidados constantes com toda a praia.

De acordo com Marinez Scherer, do Instituto Ambiental Ratones (IAR) – que é o operador nacional responsável pela implantação da certificação no país, a Habitasul atuou como um dos grandes atores para que a praia alcançasse o selo, já que promove melhorias na região e é responsável pela implantação de ações indispensáveis para a aquisição do selo.

A Bandeira Azul é concedida às praias anualmente, ou seja, mesmo depois de conquistar o selo pela primeira vez, a praia é frequentemente fiscalizada e passa novamente por júri nacional e internacional, para ver se merece receber a certificação no próximo ano. De acordo com Finn, a fiscalização internacional acontece de três em três anos, aproximadamente. E o coordenador do selo garante que, se durante a fiscalização a praia não estiver dentro dos padrões do Bandeira Azul, a certificação é retirada.

Para Marinez Scherer, a certificação significa um processo de melhoria dos espaços públicos. “É importante essa conscientização de cuidados com o meio ambiente, com as praias. Quem sabe um dia não vamos precisar do Bandeira Azul para comprovar a qualidade de certas praias – todas estarão cumprindo a lei”, supõe a Bióloga Doutora em Gestão Costeira.

Critérios
Os critérios mínimos para alcançar a certificação somam 29, divididos em quatro grupos. O primeiro deles é Educação e Informação Ambiental, que trata sobre disponibilizar informações a respeito da balneabilidade, ecossistemas costeiros, sobre o próprio Programa Bandeira Azul, leis e códigos de conduta na praia e atividades de educação ambiental. O segundo grupo corresponde a Qualidade da Água e trata sobre o cumprimento das leis e normas de qualidade da água de banho. O terceiro é sobre Gestão Ambiental e traz requisitos relacionados ao gerenciamento costeiro para realização de auditoria ambiental na praia, limpeza da orla, instalações sanitárias e disponibilidade de meios de transporte sustentáveis. Por fim, o último grupo refere-se a Segurança e Serviços e trata sobre a disponibilidade de salva-vidas, equipamento de primeios-socorros, acesso seguro à praia, mapas, rampas para deficientes e água potável disponível para todos.

História
O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985 e vem sendo implementado em toda a Europa desde 1987. No Brasil, a implementação ocorre desde 2006 através do Instituto Ambiental Ratones, em Florianópolis, SC. Atualmente , o Bandeira Azul é adotado por 38 países, com adaptações em cada local de acordo com a legislação vigente. Cerca de 2700 praias e 600 marinas do mundo todo possuem a certificação.

(Revista MakingOf, 01/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *