A mentira de Copenhague
21/12/2009
Justiça mantém embargo a obra de esgoto da Casan
22/12/2009

Jurerê Internacional é a primeira praia da America Latina com Bandeira Azul

Artigo de Antonio Barbosa, Diretor Administrativo e Coordenador da Câmara de Turismo da FloripAmanhã (DeOlhoNaIlha, 18/12/2009)
Bandeira Azul é um selo ambiental, de qualidade de praias e marinas, outorgado pela Fundação para Educação Ambiental – FEE. Para obter tal certificação, é necessário que a praia-piloto – assim chamadas as candidatas oficiais de cada país – comprove cumprimento de 29 critérios de avaliação. O Brasil é parte do grupo de 54 países que compõem a FEE, e destes, 38 participam do programa Bandeira Azul.
Em 2008, 3200 praias em todo o mundo ostentaram a Bandeira Azul. Distribuídos em quatro grandes grupos, a saber, Educação e Informação Ambiental, Segurança e Serviços, Qualidade de Água e Gestão Ambiental, as ações relativas à Bandeira Azul são parte de um conjunto de programas da FEE, a qual existe desde 1981. A finalidade última da Bandeira Azul é aumentar o grau de conscientização da população e em particular dos decisores (governos) sobre a importância de proteger o meio ambiente e fazer uso correto das praias e marinas.
Foram sete as praias-piloto no Brasil, segundo o Instituto Ambiental Ratones – IAR, responsável pelos programas da FEE no Brasil:
– Praia do Forte (Mata de São João) – BA
– Ilha do Boi/Praia Grande (Vitória) – ES
– Castelhanos (Anchieta) – ES
– Praia do Tombo (Guarujá) – SP
– Jurerê Internacional (Florianópolis) – SC
– Praia do Santinho (Florianópolis) – SC
– Praia Mole (Florianópolis) – SC.
Como se vê, três localizam-se em Florianópolis. Pelas suas qualificações, dentre todas, Jurerê Internacional foi a única agraciada com o selo, em Santa Catarina, no Brasil e na América Latina.
Os critérios atendidos por Jurerê Interncaional não foram criados há pouco tempo, e são largamente testados. As vantagens de se promover o turismo saudável ambientalmente, passa pela necessidade de resolver os problemas ligados a infra-estrutura para esse turismo.
Saneamento básico é condição “sine qua non”. Acesso a praia facilitado para deficientes, bem como a criação ou adequação de banheiros a portadores de necessidades especiais. Ordenamento do uso da área de praia. Sinalização adequada. Proteção ao meio ambiente e manutenção dos recursos naturais locais. Tudo isso faz parte do programa Bandeira Azul. Obter a certificação é um fato memorável. Sem dúvida. Incentiva ações semelhantes em outros locais, e cria a expectativa de que todos os atores envolvidos mergulhem na busca de mais Bandeiras Azuis para Florianópolis.
Mas não se deve esquecer: Jurerê Internacional tinha quase todas as condições para a obtenção da Bandeira Azul, por esforço próprio, ou seja, desde o projeto do empreendimento. A praia do Santinho, embora ainda não tenha sido certificada, contou muito com investimentos de empresas e empresários locais, patrocinadores dos esforços pela certificação.
Deixou de receber a Bandeira Azul, basicamente pela falta de ordenamento de uso da praia por bares e restaurantes. Ou seja, as praias não podem esperar unicamente ação municipal para a
certificação, o esforço, como visto em Jurerê Internacional, deve ser total, irrestrito e principalmente, local.
A Associação Floripamanhã cumprimenta Jurerê Internacional pela Bandeira Azul, e como parceira do Instituto Ambiental Ratones se coloca a disposição de praias interessadas em conhecer melhor o programa Bandeira Azul.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *