Jurerê Internacional é a única praia da América da Sul a receber o selo Bandeira Azul
01/12/2009
Afinal, é PDP ou PQP?
02/12/2009

A verdadeira vocação de Floripa é a indústria criativa

“As indústrias criativas como fator de desenvolvimento local e internacional” foi o tema central do encontro realizado em Buenos Aires nos dias 18 a 20 de novembro. Londres vai discutir o assunto em janeiro, na Universidade de Oxford, em evento organizado pelo Media Guardian. No Brasil, de acordo com estudo da FIRJAN, a indústria criativa movimentou em 2008 no equivalente a 16,4% do PIB (quase R$ 400 bilhões) e emprega mais de 35 milhões de pessoas.

Mas, afinal, o que é esssa tal de “indústria criativa”? São as atividades que utilizam no ciclo de produção e distribuição itens que usam a criatividade e capital intelectual como insumos primários, entre as quais as artes visuais, publicidade, expressões culturais, televisão, música, artes cênicas, filme, áudio e vídeo, mercado editorial, software e games, moda, arquitetura e design, além do grupo de serviços indiretos.

Estou convencido que essa é a verdadeira vocação de Florianópolis – ao lado do turismo – mas não conheço nenhuma inicitiva para sequer começar a discutir a questão. Já me manifestei contrário à ideia de “capital da inovação” e reafirmo minha crença na indústria criativa.

(Comgurus, 30/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *