Painel discute mobilidade urbana
23/11/2009
Debate marcado para hoje no Norte da Ilha
23/11/2009

Uma faixa no lugar do mar

Uma faixa azul de três quilômetros de extensão pintada no chão chamou a atenção de quem passou pelo centro de Florianópolis no fim de semana.

A intervenção, que muitos pensaram ser uma homenagem ao Avaí, se trata, na verdade, de um trabalho chamado Caminho das Águas, cujo objetivo é destacar o antigo limite entre a terra e o mar na Capital, antes da construção do aterro da Baía Sul.

A obra é uma iniciativa do artista plástico mineiro Piatan Lube, que já fez algo semelhante em Vitória, onde vive. O trabalho, feito no sábado, reuniu mais de 20 pessoas, que usaram tinta acrícilica à base de água.

– A chuva e o fluxo de pessoas devem apagar a faixa em três meses – garante Lube.

A pintura atiçou a curiosidade de moradores e comerciantes das redondezas. Ontem, ao passar por ali, alguns apostavam que era coisa da torcida organizada Mancha Azul, para marcar o bom ano do Avaí. Outros imaginavam se tratar de algo relacionado com o mar, sem perceber que era ali, bem próximo ao Mercado Público, que o oceano batia na época em que a ilha mantinha seus contornos originais.

A funcionária de lanchonete Alcionete Vieira Borges, 27 anos, só descobriu o significado da intervenção porque um homem entrou em seu estabelecimento para lavar as mãos sujas de tinta e revelou se tratar de um trabalho de conscientização. Uma ação para criticar o aterro, em outras palavras. De fato, a intenção de Lube, que tem 24 anos, vai além da pura arte.

– É poesia e é protesto – diz, acrescentando que sua ideia também foi resgatar a identididade da ilha.

Antes da pintura, o artista diz ter feito um minucioso trabalho de pesquisa para desvendar o exato limite da margem oceânica. Na quarta-feira, ele volta ao local para retocar a obra. A intervenção é fruto de um projeto premiado pelo edital de Arte e Patrimônio do Iphan.

(DC, 23/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *