Jurerê Internacional candidata à Bandeira Azul
10/11/2009
Evento debate o direito à diversidade cultural
11/11/2009

Semana da Consciência Negra

Na semana de 16 à 20 de novembro, Florianópolis será sede de um evento de extrema importância nacional. O II Diálogos Brasil África – Semana da Consciência Negra, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, em homenagem ao herói brasileiro Zumbi dos Palmares.

Durante a Semana haverá palestras com temas sobre religião, cotas, Estatuto da Igualdade Racial, entre outros temas, mostras de dança, artes plásticas, artesanato, gastronomia, exposição de trabalhos desenvolvidos por instituições, entidades, ongs e projetos sociais; debates e informações sobre a cultura negra para o público em geral.

O evento busca mobilizar a sociedade para a reflexão e conscientização da contribuição da população negra na construção da nossa sociedade e da luta para alcançarmos relações de igualdade de oportunidades, valorizando a pluralidade e a diversidade cultural de Florianópolis.

Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, maior Quilombo já registrado. Os Quilombos eram locais de abrigo aos escravos fugidos das senzalas. O Quilombo dos Palmares foi o mais importante por ser um dos maiores, mais organizados e liderados pelo líder Zumbi, reconhecido como herói nacional recentemente pelo governo brasileiro.

Zumbi fundou o Quilombo dos Palmares, pois não aceitava as condições impostas e acreditava que seu povo deveria ser livre. Forte, guerreiro, inteligente, profundo conhecedor de suas terras, seus direitos e de táticas de guerra, Zumbi se armou de tal forma que era impossível capturá-lo. Somente quando foi delatado por um dos seus, é que foi capturado e sua cabeça exposta em praça pública para intimidar os outros escravos que já pensavam que Zumbi era imortal, mostrando que ele era uma pessoa comum e que não era tão forte quanto parecia. Era 20 de novembro de 1695.

A Coppir, em comprometimento com a ancestralidade negra, jamais esquecerá Zumbi, e fará da Semana da Consciência Negra um momento para que o povo que descendeu de Zumbi não se esqueça da sua força. Pois como clama uma das atrações do evento, a Frente 03 de Fevereiro, “Zumbi somos nós”.

(COPPIR, 11/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *