As passagens podem ter preços mais convidativos
18/11/2009
Evento reserva palestra e mostras
18/11/2009

Resíduo do urbano

Artigo escrito por Álvaro Simon – Engenheiro agrônomo da Epagri (DC, 18/11/2009)

Historicamente, o meio rural tem sido visto como um resíduo de tudo aquilo que é urbano, em especial quando se trata de políticas públicas. A palavra rural vem do latim, rus, ruris (campo, terras de lavoura), significando o oposto de cidade, urbs, urbis. O conceito de rural foi cunhado nos anos 1930 e agora se encontra defasado diante da complexidade da realidade atual. Por conta disso, um novo conceito de rural está sendo gestado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para orientar novas políticas e reorientar políticas já consolidadas, como o caso do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Com base num conceito que revela um meio rural brasileiro como espaço de vida, de produção de serviços ambientais, além da valorização da produção agrícola, que se tenta consolidar a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural e a Política de Desenvolvimento para o Brasil Rural.

Pesquisas recentes mostraram que pouco mais da metade da população brasileira está nos centros urbanos, mas não revelaram que quase metade está no meio rural. Esta interpretação retira a importância do rural no desenvolvimento do país, diminuindo, com isso, os investimentos que poderiam melhorar a qualidade de vida desta parcela importante de brasileiros. A legislação brasileira atual não define o que é rural. Rural é, então, o que sobra, por enquanto. Nesse entendimento, quando o rural se desenvolve passa a ser urbano, e a ideia de um rural melhor não existe. Por conta disso, só vive no campo quem tem alguma ligação com a terra, mesmo sem o acesso a bens, serviços e emprego. Isso tudo traduz os desafios mais imediatos que os próximos governos deverão enfrentar.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *