Fatma promete agilidade
16/11/2009
Moradores fazem protesto na Capital
17/11/2009

Artigo escrito por Matias Boll – Engenheiro agrônomo (DC, 15/11/2009)
A Florianópolis dos dias atuais lembra um barco de refugiados. Superlotado de almas esperançosas em viver num lugar melhor, a vida no barco é um caos. Pior, o barco corre sério risco de afundar antes de chegar ao destino sonhado. Por que, então, continuamos a admitir pessoas a bordo? Não é possível que uma cidade que dispõe de alguns dos melhores profissionais e escolas de engenharia do continente não faça uso intensivo de princípios básicos de engenharia para seu planejamento e crescimento urbano. Alguns exemplos: adequação do gabarito dos bairros para a estrutura existente; adequação do número de habitantes dos bairros às avenidas e calçadas disponíveis; adequação do número de habitantes por bairro aos serviços de luz, água, etc; adequação do espaçamento entre edifícios de forma a que níveis mínimos de insolação, ventilação e circulação sejam respeitados; e instalação, nos bairros, de áreas de lazer mínimas por habitante, com quadras, parques, estacionamentos e outros equipamentos.
Do ponto de vista de sustentabilidade da cidade, uma nova torre de 12 andares tem um custo enorme às futuras gerações, demandando obras, vias maiores, serviços de segurança e outros. É óbvio, pela situação presente, que essas condições jamais serão oferecidas. Não há como controlar o número de carros que a população compra. Mas o gabarito deve ser administrado e limitado pelo poder público com base em critérios técnicos. Não há mais tempo para discussão e teorizações. A água está batendo nas canelas e o navio balança. O prefeito, a Câmara e o Ministério Público podem dar a Florianópolis o maior presente de Natal que esta cidade já teve: a perspectiva de um futuro para nós e nossos filhos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. jean disse:

    sua linha de raciosinio nao esta errada, porem so um pesamento… vc e um rapaz do interior, …passou no vestibular da ufsc, veio estudar..PRIEMIRO 1 ano: achou uma namorada, 2 ano: trabalho bem remunerado…3 ano: casou…4 ano: caminha para a formatura, mandou vir a familia, entao.. depois de familia, filhos, vc vai voltar para o interior??? tendo que plantar batatas, de sol a sol,
    se formando ou nao? vc voltaria, sua irma ja casou por aqui mesmo, ja esta empregada… e mais um carro, mais um na fila, mais um no morro,
    O PENSAMENTO E MELHORAR O INTERIOR… OU CONTINENTE, OU DAR OPORTUNIDADES, PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ESTUDAR E VIVER BEM NAS CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO, E QUE NAO VEJAM A NECESSIDADE DE VIR PARA TRATAMENTO MEDICO, OU HOSPITALAR SO NA CAPITAL, QUE POSSAM FAZER NIVEL SUPERIOR EM OUTROS CURSOS, E NAO SO DE JIGOLO DE VAGA, OU BATATEIRO… COMO ACONTECE EM LAGES,(APELIDOS DE COMO SAO CONHECIDO OS CURSO DA UDESC: CURSO DE VETERIANARIO OU ENGENHEIRO AGRONOMO), POIS O RESTO DAS UNIVERSIDADES SAO PARTICULARES E DE BAIXO NIVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *