Empresários cautelosos com previsão da temporada
27/11/2009
Governo entrega ordem de serviço para obras da arena multiuso
27/11/2009

Norte da Ilha terá 37 câmeras de segurança em 2010

O sistema terá centrais de monitoramento 24h em Canasvieiras e nos Ingleses, que serão operadas pela PM.

A segurança pública, questão que preocupa cada vez mais a população da região, deverá ganhar reforço a partir do primeiro semestre do ano que vem, quando deverão ser instaladas um total de 37 câmeras de segurança: dez em Canasvieiras, oito nos Ingleses, duas em Ponta das Canas, duas na Cachoeira do Bom Jesus, duas em Jurerê Antigo, três em Ratones , três no Cacupé, três em Santo Antônio de Lisboa e quatro no Sambaqui. Segundo o coordenador do projeto da Secretaria de Estado da Segurança, Vânio Luiz Dalmarco, as câmeras estão em processo de aquisição, com recursos do governo e da prefeitura de Florianópolis. A previsão é que até perto de maio do ano que vem o sistema esteja todo funcionando.

O sistema incluirá duas centrais de monitoramento 24 horas, uma nos Ingleses e outra em Canasvieiras. Essas centrais serão operadas pela Polícia Militar, guardas municipais e outras pessoas contratadas. Não há ainda um número exato de pessoas que atuarão no monitoramento, mas Dalmarco prevê que serão cerca de 12, isso incluindo todos os turnos. A câmeras usadas serão do tipo Dome, que são móveis e capazes de girar 340 graus. Dependendo da posição, esse giro pode chegar a 360. Apresentam uma capacidade de aproximação de até 25 vezes. São coloridas, com clareza de definição diurna e noturna.

O tenente coronel Walmir Moreira, comandante do Batalhão da Polícia Militar do Norte da Ilha, garante ser totalmente favorável ao projeto das câmeras. “Hoje vivemos apoiados em um tripé e este é formado por recursos humanos, informação e aporte tecnológico, então estamos reforçando e investindo em uma das bases do tripé o que só pode nos trazer resultados positivos”, avalia Moreira. Ele considera o uso de câmeras muito importante para a segurança pública. Lembra que, no centro da cidade, câmeras de monitoramento foram instaladas há cerca de oito anos e os números da criminalidade baixaram muito. “Devido a instalação dessas câmeras, em alguns meses foi constatada uma baixa na criminalidade de 60% a 65%”, aponta o comandante da guarnição do norte da Ilha.
Outra contribuição das câmeras, segundo Moreira, é que fazendo uso delas é possível perceber melhor quais os pontos que exigem mais presença policial. “Às vezes um policial fica em determinado lugar durante o dia todo e neste local ele não precisa atuar tanto quanto precisaria em certos outros locais que não contam com essa presença”, reforça o comandante.

(Alexandre Winck, Jornal Folha do Norte da Ilha, 26/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. As câmeras de segurança são hoje em dia as grandes responsáveis pela identificação de assaltos, furtos e roubos, sempre que a polícia não chega a tempo de ver quem são os infratores as câmeras fazem esse papel. Então parabens a Canon por cada dia esta se renovando em questão de cameras de segurança.

    Danilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *