CDI-SC implanta telecentros em Florianópolis com apoio da prefeitura
25/11/2009
Padre compra casa na encosta do morro para dimaior carente
25/11/2009

Moradias populares e catástrofes naturais em debate na Capital

Especialistas discutem, a partir das 16h, o efeito das catástrofes naturais sobre as moradias populares. A mesa redonda sobre o tema faz parte do III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação Social: ciência e tecnologia.

A falta de moradias para a população é um problema que tem atingido grande parte dos centros urbanos brasileiros. Atualmente o país soma um déficit habitacional de sete milhões de unidades e o poder público não tem conseguido atender a demanda existente. Para quem não tem onde morar e nem como arcar com o investimento necessário para construir sua casa em um terreno legal, as obras em áreas de risco suscetíveis a perigos naturais podem parecer uma boa opção. Essas habitações são, no entanto, um dos principais focos de tragédias em caso de catástrofes naturais como as enchentes e vendavais.

A questão estará em debate no III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação Social: ciência e tecnologia (CTHab) nesta quarta-feira, dia 25, no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis. A mesa redonda “Habitação e Catástrofe” está marcada para as 16h e contará com a participação de profissionais que participaram da operação realizada em Blumenau (SC) em 2008 para tentar reparar os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado durante o mês de novembro daquele ano.

Segundo o coordenador geral do CTHab e professor de Engenharia Civil e Arquitetura da UFSC, Roberto de Oliveira, as catástrofes naturais tendem a atingir com especial gravidade os loteamentos clandestinos porque eles têm, por vezes, irregularidades geotécnicas, ou seja, o terreno apresenta suscetibilidade a deslizamentos de terra (exemplos em Blumenau, SC). “Por trás do problema das habitações em terrenos de risco está a inexistência de políticas habitacionais, pois as pessoas precisam morar em algum lugar. E quando as autoridades não resolvem o problema, o problema é resolvido pelo povo”, diz.

Saiba mais sobre o Congresso de Habitação Social
O tema geral do CTHab será “Por uma nova abordagem” e faz referência a proposta do evento de apresentar novidades para a questão da habitação social, considerando essas as residências projetadas para população de menor renda, ou seja, os cerca de 130 milhões de brasileiros que hoje recebem até 5 salários mínimos de renda mensal. Esse é o único evento realizado no Brasil especializado em Habitação de Interesse Social. Cerca de 300 participantes, entre estudantes de arquitetura, professores e pesquisadores do Brasil e exterior, são esperados nesta edição. O Congresso é organizado pelo Grupo de Estudos da Habitação do curso de Arquitetura, Grupo de Estudos da Habitação no Ambiente Urbano do curso de Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Mais informações, no site www.cthab.ufsc.br

(Floripa News, 25/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *