Reunião discute segurança e planejamento para temporada na Bacia da Lagoa
04/11/2009
Pesquisa elaborada pelo WTTC e pela Oxford aponta caminhos para o crescimento do turismo em Santa Catarina
04/11/2009

Inovação está na base de políticas implementadas em Santa Catarina

O tripé descentralização, internacionalização e inovação é a base para todas as políticas públicas desenvolvidas em Santa Catarina, segundo o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira. Ele participou da abertura do 19º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado na útima terça-feira (27/10), em Florianópolis (SC), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

De acordo com o governador, baseado nesse tripé foi possível tornar Santa Catarina o terceiro estado do País na produção de produtos de maior valor agregado. Silveira também lembrou dos programas de excelência na educação básica e na saúde. “Chegamos hoje a uma situação de pleno emprego. Apenas 3% da população é de analfabetos”, citou.

No viés da inovação, ele destacou a importância de empreendimentos como os parques tecnológicos e as incubadoras de empresas existentes no estado, além da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc). Outra iniciativa lembrada foi a aprovação da Lei de Inovação do estado. “Com toda uma política científica e tecnológica estamos conseguindo atingir os nossos objetivos”, afirmou.

Em relação ao tema internacionalização, Silveira falou sobre iniciativas que foram implementadas e que são voltadas à atração de investimentos do exterior. Essas ações abrangem diversas áreas, como arte e cultura. No que diz respeito à descentralização, o governador explicou que a gestão do estado foi levada para o interior, com um orçamento descentralizado. “Estamos indo na direção das grandes transformações que ocorrem no mundo”, disse.

Florianópolis

O governador ainda ressaltou que a capital catarinense se tornará, em poucos anos, um dos maiores centros de inovação do mundo. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no município, em 2008, faturou, aproximadamente, R$ 770 milhões. Uma evolução de 60% em relação a 2007, quando o faturamento foi de cerca de R$ 470 milhões. Ele citou iniciativas como o Sapiens Parque e a atuação da Fundação Certi no desenvolvimento das ações de C&T no município.

(Acate, 03/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *