Floripa precisa reagir
27/11/2009
Sem nada que impeça a felicidade de ouvi-la
30/11/2009

Diretoria da Petrobras visita Instituto do Petróleo, Gás e Energia no Sapiens Parque

O Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e o gerente geral do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Ricardo Beltrão, visitam as obras do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (InPetro), em construção no Sapiens Parque, nesta segunda (30), às 14h30.

Resultado da parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Petrobras, o projeto soma investimentos de R$ 32 milhões e será inaugurado em 2010. Até o final do segundo ano de operação, a expectativa é gerar cerca de 150 empregos e, em longo prazo, empregar 500 pessoas e envolver cerca de 300 pesquisadores.

O Instituto vai se dedicar a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia voltada à energia renovável e à exploração do petróleo pré-sal. “Estamos em uma nova era de pesquisa, o InPetro é um marco na política de investimento em estudos relacionados à energia. Com o avanço das pesquisas, o país pode exportar muito mais do que petróleo e se consolidar como uma rede de bens e serviços”, avalia José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens.

Florianópolis na corrida tecnológica

Em uma área de 9 mil metros quadrados, o Instituto contará com laboratórios de pesquisa e um tanque experimental, onde será desenvolvido um sistema de visão submarina para monitorar estruturas e auxiliar no reparo de cascos de navios. Também vai contar três poços secos com 120 metros de profundidade para testar técnicas de bombeamento de petróleo utilizando outros líquidos e desenvolver tubos de fibra de vidro e de carbono, que são imunes à corrosão, para uso nas plataformas.

(Palavra Comunicação, 27/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *