Do morro ao asfalto
26/10/2009
Vida feliz no Horizonte
26/10/2009

Tudo começou no século 19

Negros recém-libertados e operários da Ponte Hercílio Luz foram os primeiros a ocupar a Capital de forma irregular, no século 19. Eles se concentraram na parte mais baixa dos morros. Com o crescimento da cidade, a população mais pobre foi subindo e ocupando as encostas.

Especulação imobiliária, ausência de políticas públicas e de fiscalização completam o quadro. Entre 1960 e 1970, o crescimento da população da cidade, principalmente no perímetro urbano, com o aumento do número de edifícios, atraiu pessoas ligadas à construção civil. Muitas delas passaram a viver nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz.

– Nos anos 90, o processo de ocupação foi acelerado pelo empobrecimento da população do país. Aliado a isso, o destaque nacional da qualidade de vida na Capital acabou trazendo muita gente para cá – observa o diretor de habitação da prefeitura, Américo Pescador.

(DC, 25/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *