FloripAmanhã divulga Viva Bem Floripa no Câmara Cidadã
05/10/2009
Empresas orientadas para exportar
06/10/2009

Solução tecnológica está dentro de casa

Projetos feitos no Estado

Em um feriadão no ano passado, um líder comunitário do Bairro Itacorubi passou próximo do posto de saúde e viu que uma lâmpada havia ficado acesa. Para evitar gasto de energia desnecessário desligou a chave geral do local, sem saber que estava causando enormes prejuízos à Secretaria de Saúde.

Vacinas e remédios que necessitavam de refrigeração tiveram que ser jogados fora. O “acidente” foi comentado ontem à tarde pelo secretário de Saúde, João José Cândido, durante a mostra de soluções tecnológicas apresentadas para secretários e gestores da prefeitura da Capital.

A conversa começou depois da apresentação de uma plataforma que monitora as condições de armazenamento de sangue e seus derivados, vacinas e remédios por meio eletrônico. A empresa que desenvolveu a tecnologia, a MCA Sistemas, é uma dentre as oito que apresentaram soluções tecnológicas.

Outras sugestões são uma lousa eletrônica para sala de aula; governo eletrônico para que o cidadão possa se autoatender via internet; um totem que mede o nível de radiação ultravioleta; produto biológico para tratamento de esgoto doméstico sem cheiro e uma central de tráfego que muda os tempos dos semáforos para evitar congestionamentos. As empresas são todas catarinenses.

– Santo de casa faz milagre sim, temos que acabar com essa ideia de que o que vem de fora é melhor – disse o secretário municipal de governo, Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto De Rolt.

A ideia de reunir em uma mesma sala empreendedores da área de tecnologia e gestores públicos foi apoiada pela Secretaria de Tecnologia e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Florianópolis está sendo intitulada como a Capital da Inovação. São 450 empresas na área com faturamento anual de R$ 1 bilhão. Muitas são mais conhecidas em outros Estados e países do que em Santa Catarina.

– Essa mostra é emblemática, é simbólica. Queremos que Florianópolis seja o show room para o mundo na área da tecnologia – disse o presidente da Acate, Rui Luiz Gonçalves.

(Ana Minosso, DC, 06/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *