Ao trabalho, e sem garantias
21/10/2009
Governo libera R$ 6,18 milhões para reformas
21/10/2009

Painel RBS debate a mobilidade

O Painel RBS, que será realizado hoje, a partir das 10h, debaterá uma questão importantíssima para Florianópolis: soluções para melhorar a mobilidade urbana, um problema crônico da Capital. Cinco convidados, entre especialistas e autoridades da área, participarão do encontro.
A ideia do Painel é propor uma ampla reflexão sobre o tema, a partir de diagnósticos e de exemplos que apresentam bons resultados.
– O debate vai trazer a possibilidade de conhecer o planejamento diário do município e estabelecer uma nova condição para o planejamento das rodovias estaduais no contexto das vias urbanas. Hoje, nós temos 136 quilômetros dentro de Florianópolis que já perderam as suas características originais – destacou um dos participantes, Romualdo Theophanes de França Jr., presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).
Segundo o ranking desenvolvido pelo pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Valério Medeiros, Florianópolis tem o segundo pior índice de mobilidade urbana do mundo e, ainda, o pior deslocamento entre as 21 capitais pesquisadas. O pesquisador avaliou as relações de movimento e como a forma das cidades condiciona a mobilidade. Foram levadas em consideração a organização e a conexão das ruas em detrimento da quantidade de vias. No mundo, Florianópolis só perde para a cidade de Phuket, na Tailândia.
O Painel RBS vai ao ar das 10h às 12h e será transmitido pela TVCOM (canal 36 da NET e Viamax), CBN Diário (740 AM) e pela internet no site, no site www.painelrbs.com.br.
Transmissão ao vivo pela TVCOM, CBN e internet
O público poderá participar do debate enviando perguntas aos entrevistados pelo site do DC (www.diario.com.br). Na plateia, estarão cerca de 30 convidados, como entidades envolvidas com o tema.
O programa é dividido em três blocos e será conduzido pelo apresentador Mário Motta, direto do estúdio da RBS TV, em Florianópolis. O debate ainda conta com quatro entrevistados, os jornalistas Antônio Neto (CBN Diário), Cristina Vieira (Hora de Santa Catarina), Fabiano Marques (RBS TV) e Nanda Gobbi (Diário Catarinense).
Saiba mais
Os participantes
> João Batista Nunes, prefeito em exercício e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis
> João José dos Santos, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em SC (Dnit)
> Margareth Afeche Pimenta, professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da UFSC
> Marcos Valente Isfer, presidente da Urbs – Urbanização de Curitiba S.A
> Romualdo Theophanes de França Junior, presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra)
Sobre o Painel RBS
> Trata-se de um projeto editorial multimídia, que foi lançado em janeiro de 2008, no qual uma ou mais personalidades são entrevistadas por jornalistas da empresa sobre temas de grande interesse para o público.
(DC, 21/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *