6 problemas urgentes para resolver
30/10/2009
Dados são duvidosos
30/10/2009

“Não fazemos estudos por fazer”

Entrevista: Jean-Claude Baumgarten, presidente do WTTC

Diário Catarinense – Qual a importância deste estudo para Santa Catarina?

Jean-Claude Baumgarten – Não fazemos estudos por fazer. Fazemos esses tendo em vista uma tomada de decisões. Vai ajudar governos e mídia a entender o que é o setor de viagem e turismo, e ajuda nossos membros a entender o que é Santa Catarina. É o começo de um processo que levará pessoas a tomar decisões. Melhorar o acesso aéreo, por exemplo, a diversificação do produto turístico, a infraestrutura. Além disso, ajuda todos os membros do WTTC a saber que há um destino chamado Santa Catarina, que pode providenciar o futuro do setor de viagem e turismo, uma área que vai crescer nos próximos anos, e muito rápido. Temos que estar preparados. O que fizemos? Muito humildemente, porque não somos brasileiros, mas é algo que ajudará a todos os parceiros necessários ao desenvolvimento do segmento, os governos, a opinião pública e os investidores, a olhar para SC e dizer que é um bom lugar para investir.

DC – E depois do WTTC? Há previsão de aumento dos investimentos no Estado?

Baumgarten – É um processo. Acabei de voltar de Montenegro, um país pequeno. Estivemos trabalhando por quase oito anos lá, todo ano, e agora o país oferece quatro temporadas, com desenvolvimento de um turismo de qualidade, permanente e sustentável. Pensamos que nos próximos dois ou três anos, teremos grandes projetos e investimentos em SC. Não posso dizer quais, porque é um longo processo, mas não vamos simplesmente sair e dizer tchau. Vamos continuar a trabalhar com o governo do Estado. No ano que vem, espero que o presidente Lula se junte a nós em Pequim, na China, onde será o próximo encontro do WTTC e, até lá, espero perceber o quanto nós progredimos. O que é mais importante para esta nação que é SC? Estar exposta ao mundo dos investidores, todos os mercados de turismo.

DC – Por que o estudo levou tanto tempo a ser anunciado, já que era para ter sido anunciado durante o WTTC, em maio?

Baumgarten – Começamos o estudo antes do encontro e, se você aparece com alguns dados, temos de ter certeza que esses dados têm validade, são bons pra você, então leva tempo. Nada é sempre perfeito nesse mundo e nós queríamos fazer um bom estudo. Não queríamos ir rápido para depois ter de voltar atrás. Porque este estudo não é só para o governo, mas para os nossos membros, que são muito sérios. Melhor levar mais tempo do que cometer um erro.

DC – Você está passeando por Santa Catarina desde domingo, o que achou?

Baumgarten – Eu adorei, todos os lugares, eu até degustei um vinhozinho (risos). Adorei, para mim foi importante, antes da conferência, ter a percepção e a sensação do que Santa Catarina é. E viajei praticamente incógnito, o que foi ainda melhor.

(DC, 30/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *