Estacionados para decidir
23/10/2009
Andrea Bocelli ao vivo em Florianópolis no dia 28 de dezembro
23/10/2009

Capital da inovação

Artigo escrito por José Eduardo Fiates – Presidente da Divisão Latino-Americana da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (DC, 23/10/2009)

O Brasil foi um dos primeiros países a retomar o crescimento econômico após a crise internacional. A força da economia está visível em várias áreas, particularmente no setor de tecnologia. Comprovando esta tendência, Florianópolis, mais uma vez, sai na frente. Durante a semana de 26 a 30 de outubro, a cidade vai se tornar a capital mundial da inovação e empreendedorismo por sediar dois grandes eventos: o 19º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o 3 Fórum Global infoDev de Inovação e Empreendedorismo, evento do Banco Mundial realizado anteriormente na Índia e que ocorrerá em Helsinque em 2010.

A escolha de Florianópolis não foi por acaso. Considerada uma das 10 cidades mais dinâmicas do mundo, segundo a revista norte-americana Newsweek, a região se consolidou como um ambiente extremamente favorável à criação e desenvolvimento de empresas de tecnologia, o que lhe trouxe a reputação de “Vale do Silício do Brasil”. De fato, temos aqui um polo tecnológico desenvolvido, que conta, hoje, 450 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia. O setor já é apontado como o principal responsável pelo PIB do município, com uma arrecadação de ISS na ordem de R$ 10 milhões em 2008. O segredo deste sucesso é a capacidade de combinar empreendedorismo e inovação. Estas empresas, nascidas a partir de universidades, com o apoio das incubadoras e parques tecnológicos, demonstram que quanto mais se investir em educação, ciência e tecnologia, maior será o retorno, tanto para os cofres públicos quanto para a economia de forma geral. Há boas razões para que governo, empresários, academia e sociedade em geral aproveitem a presença dos mais de mil participantes de cerca de 50 países para trocar experiências, estabelecer parcerias e atrair oportunidades e negócios.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *