Sogeplan lança curso inovador na área de ecoeficiência
01/09/2009
Santo Antônio de Lisboa promove Festa do Divino
02/09/2009

O retorno da Ossca

Orquestra Sinfônica de Santa Catarina estreia no Teatro Governador Pedro Ivo

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) faz hoje o seu concerto de estreia no Teatro Governador Pedro Ivo em grande estilo.

No palco o violonista clássico costa-riquenho Mario Ulloa. O solista vai executar o Concierto del Sol, obra do compositor Carlos Jose Castro que recebeu, em 2008, o Grammy Latino de Composição Clássica Contemporânea.

Esta é a primeira audição de Concierto del Sol no Brasil e quem participar do espetáculo terá o privilégio de conhecer a sonoridade do violão de Mario Ulloa que junto à orquestra vai explorar as raízes populares da América Latina.

– O primeiro movimento tem traços da música da América Central e, o terceiro, tem sons da música caribenha, ritmos que não são comuns de chegarem ao Brasil – observa o violonista costa-riquenho.

Não é preciso ser especialista para perceber a qualidade do trabalho de Ulloa. Em alguns poucos acordes, ele mostra sua intimidade com o violão, que se transforma numa extensão de seu corpo e, em harmonia com os instrumentistas da Ossca, executa o Concerto del Sol com perfeição.

Sob direção artística a regência do maestro José Nilo Valle, o concerto Virtuosi apresenta na segunda parte a suíte completa da obra O Lago dos Cisnes do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

– A Ossca é agora Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina reconhecimento que recebemos da Assembleia Legislativa, por meio de uma lei. Também estou muito feliz e agradecido com o governo do Estado, em especial com a secretaria da Administração pelo nobre gesto de grande sensibilidade cultural em acolher a orquestra e seus músicos no Teatro Governador Pedro Ivo – diz o maestro.

(DC, 02/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *