Ação da Floram atende bairros da Ilha
03/09/2009
As areias da Ilha
03/09/2009

Estudantes da Capital recebem prêmio do projeto Futurus

O Projeto Futurus – Inclusão Digital para Inclusão Social promoveu nesta quarta-feira (02/09) um evento para premiar os vencedores da primeira etapa do Desafio Futurus, gincana interativa e educativa que mobiliza os estudantes para a construção de suas carreiras profissionais. Na edição Ensino Fundamental Florianópolis, Joanir Werner, Bruna Grassi e Thais Brandalize, da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, localizada em Canasvieiras, ocuparam o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

O primeiro colocado recebeu uma bolsa de formação livre no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (SENAC) e um iPod, os segundos e terceiros lugares ganharam um iPod cada um. A solenidade, realizada no Teatro Adolpho Mello, no Centro Histórico de São José, contou com a presença dos prefeitos da Capital e de São José, Dário e Djalma Berger, e dos secretários de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e Rosinha Schmidt. “Essa iniciativa é muito positiva, uma vez que é interativa e ao mesmo tempo proporciona aos jovens e adolescentes a começarem a pensar em qual caminho seguir profissionalmente dentro de alguns anos”, disse Dário Berger.

O projeto foi realizado entre os meses de abril e julho deste ano, com a participação de 1.550 alunos de 12 escolas municipais. A gincana conta com a utilização de ferramentas tecnológicas inovadoras e interativas, envolve os participantes em desafios de auto-conhecimento, jogos cognitivos, questionário de personalidade e atividades relacionadas à profissão, construção de currículo virtual, primeiro emprego e formação. Novas edições do Desafio Futurus estão programadas para os próximos meses. O objetivo é envolver mais cinco mil estudantes nas atividades do Projeto Futurus, ampliando a realização da gincana com escolas públicas de Palhoça, Biguaçu e Tijucas. A gincana é voltada para jovens a partir de 14 anos e adultos em formação.

Sobre o projeto

Ajudar jovens e adultos na difícil tarefa de escolher uma profissão e se preparar para o mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do Projeto Futurus – Inclusão Digital para Inclusão Social. O Projeto é uma ação pública de inclusão digital, profissional e social, que faz uso das mais avançadas tecnologias da informação e comunicação e congrega prefeituras, secretarias de educação, escolas públicas, instituições de ensino, empresas privadas e organizações da sociedade civil, cada uma contribuindo à sua maneira dentro do segmento em que atua. Além do Desafio Futurus e do Portal IUM, o projeto envolve a capacitação de gestores de telecentros em Santa Catarina.

Iniciativa inédita no Brasil, o Projeto Futurus é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) via Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECTIS) e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Instituto Sapientia (IS) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O projeto é operacionalizado através da Fundação de Estudos e pesquisas Sócio-Econômicas (FEPESE) e ainda conta com especial apoio do Sapiens Parque e de várias entidades do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis. Nesta edição piloto contou com apoio especial da Prefeitura Municipal de São José, da Secretaria Municipal de Educação de São José e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

(PMF, 03/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *