Semana Ousada de Artes
14/09/2009
Especialista diz que área deve ser de uso coletivo
14/09/2009

Curtas com o selo do Funcine

Duas pré-estreias na mostra que comemora, ao longo da semana, os 20 anos do Fundo Municipal de Cinema

O Fundo Municipal de Cinema promove, a partir de hoje, em Florianópolis, uma mostra com 18 de curtas, a maioria com o selo do Funcine. Também foram incluídos filmes de diretores que estão ligados à gênese do Fundo, o principal órgão municipal de cinema que comemora 20 anos de atividades.

A mostra de curtas é gratuita e será de segunda a sexta-feira, sempre às 19h, no Centro, Lagoa, Armação e Trindade.

Na programação, haverá duas pré-estreias: Sereia, uma animação de Yannet Briggler, na quarta-feira, no Salão Paroquial da Praia da Armação, e, na sexta-feira, será apresentado ET – Emissário da Terra, ficção de Rafael Schlichting e Cláudia Cárdenas. Os dois curtas foram premiados pelo edital do Funcine 2008.

Sereia fala de fenômenos climáticos, como a alta das marés, que provocou transformações radicais na Terra. Após a tragédia, restou pouca superfície de terra no planeta. O cenário é a falta de recursos e solidão. O protagonista é Simão, que pesca uma mulher aparentemente morta e passa a cuidar dela, mas circunstâncias estranhas perturbam o personagem.

ET – Emissário da Terra é a história de um terráqueo que desembarca em um mundo lógico, em que as pessoas se comportam maquinalmente. Prevendo que a chegada de ET possa provocar confusão, o engenheiro-chefe deste planeta lógico manda o visitante de volta para casa. Inutilmente, pois o invasor passa a pregar o Evangelho. Já os lógicos decidem pregar ET numa cruz e esperam que ele ressuscite.

Dentro da programação dos 20 anos, também será divulgado, na próxima sexta-feira, lista dos projetos selecionados no quarto edital do Funcine que tem uma premiação de R$ 120 mil e mais R$ 24 mil em equipamentos da Cinemateca Catarinense. A relação dos premiados será publicada no site www.pmf.sc.gov.br/funcine. Neste ano o edital recebeu 91 inscrições, o dobro do ano passado.

O presidente do Funcine, Iur Gomez, avalia que estes números estabelecem uma matemática da demanda da produção cinematográfica em Florianópolis.

– Este processo é um reflexo das duas faculdades de cinema. Mas, além dos profissionais ligados às universidades, está ocorrendo também uma migração de jornalistas, artistas plásticos e atores para a área de cinema, ampliando a qualidade da produção – diz Iur.

A Mostra 20 Anos do Funcine tem o apoio da Cinemateca Catarinense e da Fundação Franklin Cascaes.

(DC, 14/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *