Manancial que abastece Capital ainda ameaçado
17/09/2009
Saneamento básico
17/09/2009

Donos de empresa detidos

Policiais federais prenderam em flagrante o casal Sueli Martins Ventura e Ademir Ventura, ontem, por retirada irregular de areia do leito do Rio Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.

Na empresa dos detidos foram apreendidos 300 metros cúbicos de areia, o suficiente para encher 60 caçambas. O delegado do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Raimundo Barbosa, disse que a empresa não tinha licença da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), alvará da prefeitura, nem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral para a atividade.

A documentação da empresa está vencida desde o ano passado. Além destes problemas, a região onde ocorria a mineração é área de preservação permanente por fazer parte da Serra do Tabuleiro.

Barbosa afirmou que a areia era armazenada na barranca do rio, um procedimento que provocou ainda mais danos, porque em dias de chuva o material escorregava para o leito e causava assoreamento.

O delegado declarou que um perito vai inspecionar o local. Ele suspeita que a atividade de mineração é ainda maior que os 300 metros cúbicos que foram apreendidos.

As investigações partiram de denúncias da Associação dos Municípios do Vale do Cubatão e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

O rio abastece os moradores da Grande Florianópolis. A retirada de areia de seu leito é prática denunciada há muitos anos, mas a fiscalização não é eficiente, segundo a Associação.

(DC, 17/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *