Sexta no Jardim com o Grupo de arte Alina Lamparina
26/08/2009
Secretaria de Estado do Planejamento recebe Diagnóstico Socioambiental da Grande Florianópolis
26/08/2009

“Uma Noite de Ópera” no Teatro Pedro Ivo

Na próxima Sexta-Feira, no Teatro Governador Pedro Ivo, a Camerata Florianópolis participará do concerto Uma Noite de Ópera 2009 promovido pela Pró-Música de Florianópolis, que contará ainda com a participação do Polyphonia Khoros e dos solistas Alicia Cupani, Marcos Liesenberg, Claudia Ondruseck, Carla Domingues, Massami Ganev, Ricardo de Castro e Douglas Hahn, interpretando famosas árias, coros e aberturas de óperas diversas. A regência será do maestro Jeferson Della Rocca.

Douglas Hahn-Barítono

Natural de Joinville estudou com Rio Novello e Neyde Thomas. Estreou em Florianópolis em 1996 com a ópera Il Guarany e no ano seguinte no Theatro Municipal de São Paulo iniciando assim uma trajetória bem sucedida nos mais importantes teatros do Brasil. Sua estréia na Itália aconteceu em 2006 com as óperas Don Giovanni e La Bohème na cidade de Adria. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro atuou em Un Ballo in Maschera, L’elisir d’amore. À convite da Pró-Música de Florianópolis atuou em A Flauta Mágica, Rigoletto, La Traviata e L’elisir d’amore. Recentemente no Teatro Municipal de São Paulo atuou nas óperas La Fille du Régiment, L’italiana in Algeri, Falstaff e Le Villi.

Marcos Liesenberg-Tenor

Catarinense e destaque no cenário lírico nacional, atualmente desenvolve carreira na Europa (Áustria, Alemanha e Itália). Atuou nas óperas, A Flauta Mágica, O Barbeiro de Sevilha, O Elixir do Amor, Così fan tutti, O Barbeiro de Sevilha, Don Giovanni, Contos de Hoffmann, Turandot e MacBeth, nas operetas Uma Noite em Veneza, Princesa das Czardas, Viúva Alegre e nos musicais On The Town e O Pequeno Lord Remi. Conquistou o 3o. Prêmio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão em 2004.

Carla Domingues-Soprano

Destacou-se nos papéis de Gilda na ópera Rigoletto (Verdi), Adina, na ópera O Elixir do Amor (Donizetti), ambas realizadas em Florianópolis (2006 e 2008 respectivamente), Rosina, na ópera O Barbeiro de Sevilha (Rossini), apresentada dentro do Master Class Tela Lírica do Teatro Guaíra, em Curitiba (2008) e Rainha da Noite (A Flauta Mágica – Mozart), em diversas produções e concertos, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina. Foi vencedora de importantes concursos de canto no Brasil e no Uruguai. Recentemente atuou como solista em Brescia, Itália.

Ricardo de Castro-Tenor

Nascido no Rio Grande do Sul, estudou com Neyde Thomas, Rio Novello, Benito e Isabel Maresca, Joaquim do Espírito Santo, Martina Graff, Luigi Alva e Jaime Aragall. Participou com destaque nas óperas La Traviata, Madama Butterfly, O Guarany, Carmen, O Rapto do Serralho, Rigoletto e Viúva Alegre. Vencedor do Concurso de Canto Aldo Baldin 2002 e 2008. Interpretou recentemente Nemorino da ópera L’elisir D’amore

Alicia Cupani-Soprano

Iniciou seus estudos com Rute Gebler e aperfeiçoou-se com Neyde Thomas (Paraná) e Liborio Simonella (Buenos Aires). Integrou o Coro Sinfônico de Paris. Apresentou-se em Lisboa no musical Imaginária Ilha Catarina. Atuou no papel da cantora lírica Gabriela Besanzoni no documentário Um rei chamado Henrique (2005, RBS TV). Foi selecionada para o Concurso Internacional BBC Cardiff Singer of the World 2007, etapa brasileira e recebeu Menção Honrosa no X Concurso Aldo Baldin. Em 2009 recebeu o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura na Categoria Música Erudita. Acaba de atuar na ópera “La Serva Padrona” em Florianópolis e no interior do estado.

Claudia Ondrusek -Soprano

Nascida em Florianópolis, estudou canto com Cláudia Todorov, Rute Gebler, Samira Hassan e Neyde Thomas. Entre seus principais papéis em óperas destacam-se: A Flauta Mágica de Mozart como Papagena, Rigoletto de Verdi como Condessa Di Ceprano, participação do concerto de abertura da Temporada 2007/2008 do Teatro Maria Caniglia em Sulmona (Itália) com a Camerata Florianópolis, La Traviata como Annina, L’Elisir d’Amore como Gianetta e Il Barbiere di Seviglia como Bertha.

Masami Ganev-Mezzo-Soprano

Natural do Japão, vive no Brasil desde 1997. Aperfeiçoa-se com Neyde Thomas e Samira Hassan. Atuou como Segunda-Dama em A Flauta Mágica, Giovanna em Rigoletto e Flora Bervoix em La Traviata. Em 2007, foi bolsista (canto lírico) do 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP), tendo participado de Master Class com a soprano Dame Kiri Te Kanawa (Nova Zelandia). Em 2008, fez o papel de Suzuki de Madama Butterfly no concerto de encerramento da Oficina de Música de Curitiba sob regência do maestro Oswaldo Ferreira (Portugal).

Jeferson Della Rocca, fundador, maestro e diretor artístico da Camerata Florianópolis, é um dos mais atuantes músicos do Estado de Santa Catarina. Realizou cursos de aperfeiçoamento em violino e regência no Brasil e países da América do Sul, Europa, Ásia e Oceania. Formou uma geração de jovens músicos (alguns já premiados em concursos) e dedicou-se a importantes projetos sociais. Como maestro, realizou com a Camerata Florianópolis mais de 450 concertos em Santa Catarina, outros estados do Brasil e Europa, contando com a participação de renomados solistas nacionais e estrangeiros. Atualmente vem se destacando na regência de inúmeras obras sinfônicas e nove óperas, recebendo importantes críticas de musicólogos, compositores, nomes respeitáveis do canto lírico. É detentor de diversos prêmios e homenagens, dentre elas a Medalha Cruz e Sousa. Em 2006, foi empossado como membro da Academia Catarinense de Letras e Artes.

Camerata Florianópolis – Elogiada pela crítica especializada, a Orquestra foi criada pelo maestro Jeferson Della Rocca em 1994 e realizou até o momento inúmeras apresentações, turnês e gravações.

Polyphonia Khoros- Considerado um dos melhores coros de óperas do país, foi fundado em 2000 pela maestrina Mércia Mafra Ferreira. Participou das óperas Madama Butterfly, Carmen, Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto, La Traviata e Elixir do Amor, realizadas pela Pró-Música de Florianópolis.

(DeOlhoNaIlha, 26/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *