Santinho e Mole estão fora do Bandeira Azul em 2009
10/08/2009
Ciclovia e passeios para melhoria da segurança
10/08/2009

Três baleias são avistadas neste domingo em Florianópolis

Temporada reprodutiva traz visitantes que geralmente ficam bem perto da praia

Pelo menos três baleias foram avistadas neste domingo na Ilha de Santa Catarina. Duas estavam na Praia dos Ingleses, no Norte, e uma na Praia do Campeche, ao Sul.

A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para encontrá-las é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias costuma estar na região

Semana passada, foram avistadas 61 baleias entre Torres (RS) e Garopaba, no Sul do Estado, durante o primeiro sobrevoo do ano para observação de cetáceos.

De acordo com o Projeto Baleia Franca, a temporada 2009 pode ser uma das melhores para a observação de baleias em Santa Catarina. Geralmente, são avistados pares de mãe e filhote nadando em paralelo à costa, e muitas vezes elas expõem a nadadeira peitoral ou a cauda e dão impressionantes saltos d’água.

Encalhada

Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores da Praia Palmas do Arvoredo, em Governador Celso Ramos, informaram na tarde deste domingo que uma baleia parecia estar encalhada numa parte rasa da praia.

A Polícia Ambiental se dirigiu ao local na noite de domingo, mas não avistou o animal.

Segundo informações de moradores, uma baleia com um filhote está na praia há três dias, mas não encalhada.

(Jornal de SC, 10/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *