O grande aeroporto de Santa Catarina
04/08/2009
Valter Caldana: O trânsito julgado
04/08/2009

Secretaria de Transportes propõe a criação de empresa pública para cuidar da mobilidade urbana

O plano detalha a implantação de novos modais de mobilidade para a cidade apostando num sistema de transporte urbano que seja auto-sustentável. Para implementar o novo conceito foi encaminhado ao prefeito um projeto para a criação de uma autarquia de transporte e trânsito, que deverá cuidar de todos os aspectos ligados à mobilidade urbana. A nova estrutura dará ao órgão gestor maior autonomia para criar mecanismos para modernizar o transporte, tornando o serviço mais eficiente, confiável e barato.
Seguindo a linha de um sistema auto-sustentável o plano prevê a transformação dos terminais de integração em verdadeiros “shoppings” de serviços, onde os usuários poderão encontrar bancos, lojas, comércio e serviços públicos concentrados, evitando deslocamento para o centro da cidade. O Sebrae já está estudando um projeto conceitual para os novos equipamentos, que serão viabilizados numa parceira pública privada e poderão gerar recursos que vão ser investidos no sistema de transporte para custear parte do valor das tarifas. Segundo João Batista Nunes, o primeiro “shopping terminal” será construído na área continental, entre a avenida Ivo Silveira e a Via Expressa (BR-282), e deverá abrigar os ônibus urbanos, intermunicipais, rodoviários além de futuramente o metrô de superfície.
Linha Branca
Para enfrentar os problemas de engarrafamentos e dar maior agilidade ao transporte coletivo o plano estabelece a ampliação dos corredores de ônibus, com a implantação de novas “linhas brancas” em vias da Ilha e Continente. Os corredores completariam os que já funcionam na rua Pedro Bittencourt, na saída do TICEN, Ponte Colombo Salles, na Jorge Lacerda, Sul da Ilha e avenida Ivo Silveira, dando total prioridade para os ônibus em detrimento dos carros particulares.
Na área central serão criadas “linhas brancas” nas avenidas Mauro Ramos e Beira-mar Norte para possibilitar a humanização da avenida Paulo Fontes. A via vai virar um calçadão nas proximidades do TICEN, dando total prioridade para os pedestres e aumentando a segurança dos usuários do terminal. Já no Continente a preferência para o transporte urbano se estenderá para as ruas Fúlvio Adulcci e Gaspar Dutra. Também a ponte Pedro Ivo Campos terá um corredor. Outra medida para dar maior vazão ao transporte e ao fluxo de veículos será a criação do binário das ruas Deputado Edu Vieira e Romualdo de Barros. A via funcionará como principal ligação entre a Beira-mar Norte e a Via Expressa Sul e também deverá ter uma faixa preferencial para ônibus.
Entre os compromissos assumidos pelo secretário de Transportes está ainda a total transparência do setor com a realização de licitações para a exploração dos serviços. Serão realizadas licitações para o sistema de transporte coletivo, e ainda este ano também será lançada uma concorrência mais cem táxis. A medida vai suprir a falta do serviço provocada pelo crescimento urbano nos bairros mais distante do Centro e atender a demanda dos novos equipamentos comunitários instalados no município.
Comunidade
O plano de ação prevê ainda aumentar a participação comunitária nas questões do transporte. O projeto “fala comunidade” vai levar o secretário e os técnicos do órgão até os bairros para ouvir as necessidades de cada localidade. Nesses encontros devem ainda ser escolhidos representantes que funcionarão como “fiscais comunitários”, sendo um elo entre os moradores e a Secretaria de Transportes.
Outro ponto atacado será a educação. A Secretaria de Transportes deverá elaborar programas de educação comunitária à mobilidade e o trânsito seguro, envolvendo os cidadãos nas questões urbanas e buscando novos conceitos para os problemas de mobilidade. Também os motoristas de ônibus, escolares e táxis passarão por cursos de capacitação.
(PMF, 04/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *