Reciclagem começa em casa
17/08/2009
Legislação ambiental é tema de debate em seminário sobre mudanças climáticas
17/08/2009

Salão do Imóvel e Construfair/SC começa amanhã

Casa Eficiente é tema de palestra da ELETROSUL

Obras estão a todo vapor para construir estandes que são verdadeiras residências. Tudo montado e decorado para tornar, ainda mais concreto, o sonho da casa própria!

Todos os olhares estarão voltados para o CentroSul a partir desta terça-feira, dia 18. Começa neste dia o 16º Salão do Imóvel e Construfair/SC, evento que se estende até o dia 23 de agosto e que promete movimentar os mercados da construção civil e imobiliário.

O CentroSul já está um verdadeiro canteiro de obras. Empresas dos mais diversos estados do Brasil e também de alguns países como Suécia, Itália, Estados Unidos, entre outros, estão montando belíssimos estandes que vão atrair milhares de pessoas interessadas em comprar, construir, reformar, negociar, aprender, conhecer, financiar, transformar e renovar.

A Feira é um local para compra e vendas de produtos, além de haver prospecção de negócios, apresentação de novas tecnologias, esclarecimentos, troca de informações, capacitação profissional, enfim, ações que agregam conhecimento e retorno financeiro tanto para clientes quanto para empresários e fornecedores.
Neste ano o evento já conta com 220 marcas.
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para quem deseja antecipar seu cadastro, basta acessar o site www.construfairsc.com.br e fazer o seu credenciamento.

A Feira
O Salão do Imóvel e Construfair/SC é um evento promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Grande Florianópolis – SINDUSCON e organizado pela AC Feiras e Eventos.

Em 2008 mais de 30 mil pessoas passaram pela feira, que prospectou mais de R$ 250 milhões e concretizou mais de 30 milhões em negócios. Com a consolidação do evento a expectativa para este ano é ultrapassar o sucesso de público. O evento contou com a participação de sete países e 122 municípios de 14 estados brasileiros.
Com o mercado da construção civil alavancado pela prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre materiais de construção até dezembro de 2009 e o mercado imobiliário contando com as facilidades do governo federal para a aquisição da casa própria, o evento promete ser um excelente reduto de ótimas possibilidades para quem deseja adquirir, reformar, construir ou decorar seu lar.
A construção civil promete ser um motor da economia brasileira nos próximos cinco anos. De olho nas obras da Copa do Mundo, no programa habitacional Minha Casa Minha Vida e em investimento de estatais, o setor já faz planos para iniciar um novo ciclo de crescimento, interrompido pela crise mundial.

No evento você encontra
Segurança, esquadrias, imobiliárias, construtoras, financiadoras, programa Minha Casa Minha Vida com mais de dois mil apartamentos (Caixa), consórcios, vidros, decoração, móveis, consultoria, turismo, seguro, bebidas, doces, engenharia, aquecimento, molduras, imprensa, corretoras, madeireiras, energia alternativa, entidades, incorporadoras, tintas, tecnologias, materiais elétricos, portas e aberturas, loteadoras, fibra, pisos e cerâmicas, artigos para jardins, entre outras.

Confira os lançamentos do evento no site www.construfairsc.com.br

Palestras e cursos
O evento traz um mix de serviços e produtos, bem como qualificação. A organização preparou diversas palestras que visam aperfeiçoar o mercado e também esclarecer os visitantes sobre os assuntos inerentes ao setor.

Palestras promovidas por empresas e entidades como Sindimóveis, Ascevi, SCGás, SECONCI, Editora Pini e Eletrosul são algumas das oportunidades de qualificação profissional. Um leque de renomados palestrantes foi escolhido para explanar os mais diversos assuntos nas áreas de construção civil, arquitetura, licenciamento ambiental, consórcios, entre outros.

Os palestrantes vão esclarecer sobre o mercado, as perspectivas e os processos. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas no local ou pelo e-mail secretaria@acfeiras.com.br , pois as vagas são limitadas a 100 pessoas.

Casa Eficiente é tema de palestra da ELETROSUL

Sustentabilidade e meio ambiente são as preocupações da ELETROSUL – Centrais Elétricas S.A. e a da ELETROBRÁS – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., através do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que buscaram soluções inovadoras e eficientes no âmbito da construção civil, visando o uso racional de energia. A partir desta ideia criaram, em parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina / LABEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, um projeto de uma residência unifamiliar eficiente.
Na sexta-feira, dia 21, às 18h30, o engenheiro de eficiência energética da ELETROSUL, Rafael Rabassa Morales, vai palestrar sobre esta estrutura que, segundo Clóvis Nicoleit Carvalho, do setor de eficiência energética da estatal, foi criada especificamente para a região em que se encontra, no bairro Pantanal, em Florianópolis, mas nada impede que a mesma seja projetada para outras regiões, atentando-se ao ambiente no qual ela será inserida.

A casa
A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais. Atualmente, é também a sede do LMBEE – Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa pela equipe da UFSC, transformando a Casa Eficiente em um centro de demonstração do potencial de conforto, eficiência energética e uso racional da água das estratégias incorporadas ao projeto.

O projeto possui sistemas e soluções integradas para eficiência energética e conforto térmico, incluindo tecnologias como geração de energia fotovoltaica interligada à rede, estratégias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de água. Além de estratégias para o uso eficiente da água, tais como: aproveitamento da água de chuva, reúso de águas e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.

A Casa Eficiente é uma proposta inovadora que funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no âmbito da construção civil. O objetivo é tornar-se uma referência nacional para a disseminação dos conceitos de eficiência energética, adequação climática e uso racional da água, não só para a comunidade acadêmica como também para os profissionais que atuam no mercado da construção civil e principalmente do setor elétrico.

Morales vai explicar todo o funcionamento e os benefícios que este tipo de arquitetura podem trazer para o desenvolvimento sustentável. Mais informações 0800-6461312.
SECONCI realiza Seminário sobre gestão de segurança em canteiros de obras

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis – SECONCI vai realizar o Encontro Gestão de Segurança do Trabalho nos Canteiros de Obras.
Os objetivos são, segundo o engenheiro de segurança do trabalho e gestor do SECONCI, Marcos Vinícius Petri, “esclarecer e atualizar os profissionais de segurança no trabalho e administradores com relação a alguns assuntos, como estudos de caso e discussões a respeito de legislação. Teremos palestra a respeito de uma legislação previdenciária que entra em vigor em janeiro de 2010, que diz que quem tem que provar algo sobre os acidentes de trabalho, se aconteceram ou não e de quem foi a culpa são as empresas, não mais o trabalhador. Isso é muito importante, por isso incluímos o tema”.

O encontro será realizado nos dias 18, 19 e 20. “Fizemos em 2007 um encontro neste sentido e as pessoas gostaram da ideia e queriam ter oportunidade para discutir isso e trocar informações. Resolvemos aproveitar a estrutura do Salão do Imóvel e Construfair/SC dentro de horários nos quais não há normalmente circulação de pessoas para chamar para esses temas. A construção civil ainda está entre os que registram maior número de acidente de trabalho. Precisamos mudar este quadro. Tudo o que pudermos fazer para orientar vamos fazer para melhorar a condição de trabalho e a condição de imagem da própria empresa”, finaliza Petri.

Palestrantes convidados para Seminário do SECONCI

Tema: Proteção contra queda em altura 18/08, das 15h às 18h
Engenheiro Artur Carlos da Silva Moreira
Engenheiro de Segurança do Trabalho da Fundacentro/SC
Presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho

Tema: Case “Como gerenciar SST-Saúde e Segurança do Trabalho em canteiros de obras”
19/08, das 15h às 18h
Engenheira Fabiana de Oliveira Rodrigues
Engenheira de Segurança do Trabalho da COTA empreendimentos imobiliários
Engª do Sinduscon Blumenau 2000-2007

Tema NTEP: Nexo Técnico Epidemiológico
20/08, das 15h às 18h
Dr. Alessandre Tramontim
Perito Médico
Chefe do Serviço de Administração de Benefícios por Incapacidade – GBENIN da Gerência Executiva do INSS em Florianópolis.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

18/08/2009 – Terça-feira
15h00 Abertura da Exposição
15h00 – 18h00 Encontro de gestão de segurança em canteiros de obras
Palestra: Proteção contra queda em altura
Palestrante: Engenheiro Artur Carlos da Silva Moreira
Promoção: SECONCI
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
19h00 Abertura Oficial do Evento
22h00 Encerra a visitação
19/08/2009 – Quarta-feira
15h00 Abertura da Exposição
15h00 – 18h00 Encontro de gestão de segurança em canteiros de obras
Palestra: Case “Como gerenciar SST-Saúde e Segurança do Trabalho em canteiros de obras”
Palestrante: Engenheira Fabiana de Oliveira Rodrigues
Promoção: SECONCI
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
18h30 Palestra: Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Imobiliários – Soluções e Oportunidades
Palestrante: Biólogo MSc. Emerilson Gil Emerim
Promoção: Sinduscon Grande Florianópolis/ Ambiens Consultoria
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
20h00 Palestra: As competencias emocionais na gestão de pessoas
Palestrante: Marcio Schultz
Promoção: Sindimóveis/SC
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
22h00 Encerra a visitação
20/08/2009 – Quinta-feira
15h00 Abertura da Exposição
15h00 – 18h00 Encontro de gestão de segurança em canteiros de obras
Palestra: NTEP: Nexo Técnico Epidemiológico
Palestrante: Dr. Alessandre Tramontim
Promoção: SECONCI
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
18h30 Palestra: Etiquetagem de eficiência energética em edificações comerciais
Palestrante: Eng. Civil Matin G. Ordenes Mizgier
Promoção: Ascevi/ Cebrace/ UBV/ Saint-Gobain
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
20h00 Palestra: Gás Natural Residencial: uma nova solução para condomínios
Palestrante: Giancarlo Luchetta Bedin
Promoção: SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
22h00 Encerra a visitação
21/08/2009 – Sexta-feira
15h00 Abertura da Exposição
17h00 Palestra: A importância da gestão de custos nos condomínios
Palestrante: Charles Jansen
Promoção: Apta Condomínios
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
18h30 Palestra: Casa Eficiente
Palestrante: Engº Rafael Rabassa Morales
Promoção: ELETROSUL
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
20h00 Palestra: BIM (Building Information Modelin)
Palestrante: Priscila Castro
Promoção: EDITORA PINI
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
22h00 Encerra a visitação
22/08/2009 – Sábado
15h00 Abertura da Exposição
15h30 Palestra:Consórcio: investimento seguro e rentável para a compra de imóveis.
Palestrante: Jorge Bof
Promoção: Racon Consórcios
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
17h00 Palestra: Rede de Relcionameto e Informação na Construção Civil
Palestrante: Gead e Parceiros
Promoção: Gead – Guia de Engenheiros, Arquitetos e Decoradores
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
18h30 Palestra: Soluções de medição individualizada de água e gás para condomínos preparados ou não
Palestrante: Eduardo Lacerda
Promoção: Techem do Brasil
Local: CentroSul – Auditório de Palestras – Pavilhão B
22h00 Encerra a visitação
23/08/2009 – Domingo
15h00 Abertura da Exposição
20h00 Encerra o 16º Salão do Imóvel e Construfair/SC com a divulgação da data em 2010
*As palestras e cursos poderão sofrer mudança de datas e horários. Mantenha-se informado pelo site www.construfairsc.com.br

(Vânia Monteiro, O Barriga Verde, 17/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *