O passeio das baleias em Santa Catarina
05/08/2009
Franklin Cascaes multimídia
05/08/2009

Prefeitura garante acessibilidade nas escolas

Todas as obras ultimamente executadas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, na área da Educação, tem sido contempladas com elementos de acessibilidade, a exemplo de rampas de acesso, portas com metragem adequada à passagem de cadeirantes, corrimãos, banheiros adaptados e pisos-guia. Os projetos das unidades vem observando as exigências legais de acessibilidade das normas brasileiras.

Para o Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a acessibilidade deve ser implantada a partir do percurso urbano que vai conduzir à escola e estendo-se para o ambiente educacional com equipamentos e material pedagógico, que permitam a alunos e comunidade portadores de deficiências o acesso e a participação em todas as atividades.

Neste sentido, uma série de medidas foram colocadas em prática nas novas unidades: Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Escola Básica João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares), Núcleo de Educação Infantil Armação do Pântano do Sul e Núcleo de Educação Infantil Ingleses, bem como na Creche do Rio Vermelho e na Escola Básica dos Ingleses, ambas em construção.

Nos prédios antigos, várias ações tem sido desenvolvidas com o objetivo de suprir ou pelo menos amenizar a falta de condições de acesso aos ambientes educativos. Em convênio com o Ministério da Educação, a Creche Vila Cachoeira (Saco Grande), a Escola Desdobrada Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubaé) e as escolas básicas Mâncio Costa (Ratones) e Beatriz de Souza Brito (Pantanal) foram contempladas também com a construção de acessos rampeados, instalação de corrimãos, pisos e faixas-guia, assim como a Escola Básica Almirante Carvalhal (Coqueiros) teve a instalação de banheiro adaptado.

Com recursos próprios da prefeitura, o Núcleo de Educação Infantil Raul Francisco Lisboa (Santo Antônio de Lisboa) recebeu banheiro adaptado e rampa de acesso, sendo que esta última benfeitoria igualmente foi estendida para as creches Hermenegilda Jacques (Ratones), Celso Pamplona (Carianos) e NEI Barreira do Janga (Saco Grande), entre outras unidades.

Elevadores

Em alguns casos, para atender situações em que não há possibilidade de rampas de acesso, estão sendo instalados elevadores para condução ao pavimento superior. O equipamento já foi instalado na Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo (Rio Vermelho), com financiamento do Governo Federal, através do Ministério da Educação. Também serão instalados elevadores nas escolas Osvaldo Galupo (Morro do Horácio), José do Valle Pereira (João Paulo) e Anísio Teixeira (Costeira do Pirajubaé).

A Secretaria de Educação está desenvolvendo uma ação conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina e a empresa Arquidesc, para elaboração de projetos que vão embasar intervenções em 10 escolas, como parte do programa Escola Acessível. Pela iniciativa, o Governo Federal repassa dinheiro diretamente às unidades escolares para execução de obras de acessibilidade.

(PMF, 05/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *