Agenda de 10 a 16 de agosto de 2009
07/08/2009
Um paraíso à venda
07/08/2009

Dezesseis cidades do planeta foram escolhidas pelo ex-presidente americano Bill Clinton para serem a ponta-de-lança do desenvolvimento sustentável no mundo e desenvolverem projetos que gerem mais energia do que consomem. É o “Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo”, criado pela Clinton Foundation e do qual faz parte um único projeto brasileiro – e de Santa Catarina: a Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, que apresentou na última quarta-feira (05) estratégias, ações e os desafios necessários para atingir os objetivos do projeto.

A área de 20 hectares na Grande Florianópolis onde já existe universidade, residências e lotes industriais fará parte de uma network mundial dos projetos selecionados por Clinton e deve servir também como modelo para as 40 maiores metrópoles do planeta. “O desafio é desenvolver bairros sustentáveis e com vida própria, com uso misto. As edificações devem ter menos acessórios, como piscinas e salões, para valorizar o bairro, a vida social. Também devem ser capazes de transformar dejetos em energia e aproveitar ao máximo os recursos naturais”, explica Valério Gomes Neto, presidente da Cidade Pedra Branca, que estima comportar, nos próximos quinze anos, até 30 mil habitantes.

A Pedra Branca desenvolve há cerca de cinco anos o Novo Urbanismo, programa inédito na América Latina destinado a ser referência em sustentabilidade e que conta com currículo internacional – foi premiado na XI Bienal de Buenos Aires (2007) e foi finalista de concurso mundial promovido pelo jornal britânico Financial Times. Sete escritórios de arquitetura e aproximadamente 60 profissionais (entre eles o ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner) estão envolvidos no Novo Urbanismo, que conta com a chancela do conselho nacional de prédios verdes (GBC Brasil). Uma das principais evoluções foi a reformulação em função da verticalidade das construções. “A Ilha precisa se convencer que a saída para a sustentabilidade é uma verticalização controlada e planejada”, define Gomes.

Metrópoles
O Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo foi apresentado pelo ex-presidente americano em maio, durante reunião com prefeitos das 40 maiores cidades do planeta (C40), em Seul, onde foram discutidos os desafios do crescimento. Segundo a Clinton Foundation, cerca de 6 bilhões de pessoas estarão vivendo em regiões urbanas até o ano de 2050. “Não há melhor momento para agir do que agora”, afirmou Clinton, durante o evento na Coréia do Sul. A próxima reunião do C40 será em 2011, em São Paulo.

(Revista Making Of, 07/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *