CERTI e ACATE querem saber o interesse dos empresários com relação a internacionalização
17/08/2009
Universo circense toma conta da Ilha
18/08/2009

Casa Eficiente é tema de palestra da ELETROSUL

Sustentabilidade e meio ambiente são as preocupações da ELETROSUL – Centrais Elétricas S.A. e a da ELETROBRÁS – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., através do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que buscaram soluções inovadoras e eficientes no âmbito da construção civil, visando o uso racional de energia. A partir desta ideia criaram, em parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina / LABEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, um projeto de uma residência unifamiliar eficiente.

Na sexta-feira, dia 21, às 18h30, o engenheiro de eficiência energética da ELETROSUL, Rafael Rabassa Morales, vai palestrar sobre esta estrutura que, segundo Clóvis Nicoleit Carvalho, do setor de eficiência energética da estatal, foi criada especificamente para a região em que se encontra, no bairro Pantanal, em Florianópolis, mas nada impede que a mesma seja projetada para outras regiões, atentando-se ao ambiente no qual ela será inserida.

A casa

A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais. Atualmente, é também a sede do LMBEE – Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa pela equipe da UFSC, transformando a Casa Eficiente em um centro de demonstração do potencial de conforto, eficiência energética e uso racional da água das estratégias incorporadas ao projeto.

O projeto possui sistemas e soluções integradas para eficiência energética e conforto térmico, incluindo tecnologias como geração de energia fotovoltaica interligada à rede, estratégias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de água. Além de estratégias para o uso eficiente da água, tais como: aproveitamento da água de chuva, reúso de águas e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.

A Casa Eficiente é uma proposta inovadora que funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no âmbito da construção civil. O objetivo é tornar-se uma referência nacional para a disseminação dos conceitos de eficiência energética, adequação climática e uso racional da água, não só para a comunidade acadêmica como também para os profissionais que atuam no mercado da construção civil e principalmente do setor elétrico.

Morales vai explicar todo o funcionamento e os benefícios que este tipo de arquitetura podem trazer para o desenvolvimento sustentável. Mais informações 0800-6461312.

(IBADE, Adjori/SC, 18/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *