MIDI Tecnológico completa 11 anos
14/08/2009
O MST e o Sapiens Parque
14/08/2009

Baleia será estudada em laboratório

UFSC dirá qual a causa da morte do animal achado na Galheta na Galheta

A baleia Minke anã encontrada morta na Praia da Galheta, em Florianópolis, na quarta-feira, será estudada pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após descamarem o animal, os pesquisadores irão retirar seus órgãos para pesquisa em laboratório, e o restante será enterrado no próprio local onde foi encontrada. Assim, os trabalhos de remoção do mamífero para a vizinha Praia Mole foram suspensos – seria inviável retirar os órgãos próximo aos restaurantes instalados na Mole, segundo informou o sargento Marcelo Duarte, da Polícia Militar Ambiental.

Os trabalhos do laboratório, coordenado pelo professor Paulo César Simões Lopes, devem começar ainda hoje. Com o estudo será possível afirmar a causa da morte do animal, um macho adulto da espécie minke anã de cerca de 6,5 metros e quase quatro toneladas.

De acordo com a Polícia Ambiental, as baleias Minke costumam passar pelo litoral catarinense, porém mantêm-se longe da costa. O exemplar encontrado provavelmente já estava morto quando seu corpo chegou próximo à orla.

A maioria das baleias avistadas no litoral de Santa Catarina pertence à espécie Franca. As fêmeas deixam as regiões austrais polares para amamentar seus filhotes nas águas quentes das baías e enseadas.

No Sul do Estado, o avistamento desses mamíferos tornou-se atividade turística das mais organizadas, em especial no município de Imbituba.

(DC, 14/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *