No badalo das horas
06/08/2009
Zona Azul
06/08/2009

Projeto de SC é único no mundo

O projeto urbanístico Cidade Pedra Branca, de Palhoça, ganhou destaque nacional como exemplo de sustentabilidade.

Aárea de 20 hectares com universidade, residências e lotes industriais foi escolhida pelo ex-presidente americano Bill Clinton como um dos modelos do Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo.

O empreendimento catarinense é o único representante brasileiro no grupo criado pela Clinton Foundation. A proposta é reunir os 16 projetos selecionados como modelo para as 40 maiores metrópoles do planeta.

Ontem, o projeto foi debatido na cidade de Palhoça.

– O desafio é desenvolver bairros sustentáveis e com vida própria. As edificações devem ter menos acessórios, como piscinas e salões, para valorizar o bairro, a vida social. Também devem ser capazes de transformar dejetos em energia e aproveitar ao máximo os recursos naturais – destaca Valério Gomes Neto, presidente da Cidade Pedra Branca.

A cidade, nos próximos 15 anos, comportará até 30 mil habitantes.

O Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo foi apresentado em maio, durante reunião dos prefeitos das 40 maiores cidades do planeta (C40), em Seul.

A próxima reunião do C40 será em 2011, em São Paulo.

(DC, 06/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *