Iniciada fase preparatória da Conferência Municipal de Cultura
20/07/2009
Nova Iluminação do Cartão Postal de Florianópolis
21/07/2009

Sustentabilidade – Exemplos Concretos

Adotar medidas para economia de energia em prédios e edificações é uma opção para as construtoras hoje. Mas, dentro de alguns anos, o cumprimento de requisitos para eficiência energética será obrigatório. E SC largou na frente nesta tendência de incorporar a prática sustentável na construção civil.

Dos cinco edifícios com eficiência energética certificada pela Eletrobrás e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), três são projetos catarinenses. Os outros dois são agências da Caixa Econômica em Curitiba e Belém (PA).

Recém-lançada, a Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel).

Para receber o selo, as edificações são avaliadas em três níveis de eficiência: envoltório (a forma como a arquitetura externa pode contribuir para a economia de energia), sistema de iluminação e sistema de ventilação. O objetivo é diminuir o ganho de calor e, ao mesmo tempo, aproveitar melhor a iluminação e a ventilação naturais, levando a um consumo menor de energia elétrica, além de incentivar o uso da energia solar e o gasto racional de água.

No Estado, os projetos da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de SC (SATC), em Criciúma, da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), em Palhoça, e do Laboratório da Engenharia Ambiental (Cetragua) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, foram certificados.

Para o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz, a etiqueta é um marco importante no caminho da conscientização da sociedade de que o futuro do planeta passa pelo uso racional da energia elétrica.

– O Brasil, ao lançar essa etiqueta, se coloca entre os países mais avançados do mundo – afirma.

Classificação será obrigatória em 2010

Assim como os eletrodomésticos, que fazem parte do PBE, os projetos de arquitetura são analisados e recebem etiquetas com graduações de acordo com o consumo de energia. Inicialmente implantada de forma gradual e voluntária, a etiquetagem passará a ser obrigatória. Os prédios serão classificados de A a E, sendo A o mais eficiente, como já ocorre hoje com geladeiras e outros produtos da linha branca.

– A iniciativa de criar soluções sustentáveis para as construções é mundial, e, gradualmente, o Inmetro está adotando ações nesse sentido. O grande desafio da eficiência energética nas edificações é garantir um clima interno que não prejudique o dia a dia dos frequentadores, privilegiando a economia de energia. As construtoras que aderirem ao programa terão a etiqueta como diferencial competitivo – diz o presidente do Inmetro, João Jornada.

A adesão voluntária abrange apenas construções públicas e de serviços. Mas, a previsão do Inmetro é de que, a partir de 2010, os prédios residenciais também tenham os seus projetos avaliados e classificados.

Simone Kafruni
Editoria de Economia / Diário Catarinense

Esforço recompensado na UFSC

Idealizado com estruturas para recuperação e aproveitamento de água da chuva, utilização de materiais de construção alternativos e busca de eficiência energética, o futuro prédio do Centro de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água da Universidade Federal de SC (UFSC) recebeu a Etiqueta de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos.

Segundo os coordenadores do Cetragua, professores Paulo Belli Filho e Armando Borges de Castilhos, o esforço dedicado à fase de projeto, cercado de preocupações de sustentabilidade ambiental e de eficiência energética, foi recompensado pela avaliação positiva do projeto certificado pela etiqueta.

“O centro é um marco fundamental”

– Isso traz resultados igualmente positivos às agências financiadoras e à UFSC pelo aspecto pioneiro, pois a universidade deterá brevemente a primeira edificação projetada e construída segundo as mais modernas normas ambientais e de desempenho energético – diz Castilhos.

A edificação do Cetragua, sob coordenação do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, tem por objetivo principal servir de referência às ações de governança do recurso água em SC.

– O Cetragua é um espaço privilegiado de implementação das atividades de capacitação, formação, desenvolvimento tecnológico, informação e estudos, bem como um marco fundamental de sustentabilidade das ações futuras do projeto, tendo em vista o modelo cooperativo de administração que se pretende implantar – afirmam os coordenadores.

A primeira fase consistiu na contratação dos projetos arquitetônico, hidráulico, sanitário e estrutural. A atenção se concentrou na recuperação e aproveitamento da água da chuva em banheiros e na eficiência energética, com a utilização máxima da capacidade de iluminação e ventilação naturais para o menor consumo possível de energia.

(Agecom, 20/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *