Aniversário da Fundação Franklin Cascaes
27/07/2009
Sustentável
27/07/2009

SETUR implantará projeto inédito no turismo na Capital

No dia 27 de julho, às 10:00, no auditório da CDL (Rua Felipe Schmidt, 679, Centro de Florianópolis), a Secretaria Municipal de Turismo e a Fundação Municipal de Esportes farão a apresentação e assinatura do seu Termo de Compromisso de Gestão, um dos projetos implantados neste novo mandato do Prefeito Dário Berger, que busca mais transparência para a gestão pública e proporciona a população a conhecer e cobrar as metas propostas pelas secretarias. O evento contará com a presença do Prefeito Municipal, dos secretários, vereadores, trade turístico e entidades voltadas ao esporte.

Um dos principais projetos que serão apresentados pela SETUR é o Observatório do Turismo, inédito em Florianópolis, que proporcionará a realização da mais completa base de dados e indicadores sobre o turismo do município, contribuindo para a otimização dos processos de tomada de decisão, elaboração das políticas públicas, investimentos privados, estudo e pesquisa sobre o turismo em Florianópolis. O Observatório do Turismo estará disponível também para a população. “Com este projeto poderemos ter os dados reais do turismo na cidade. Há anos Florianópolis tem tido suas políticas sobre o turismo baseadas em dados generalizados, sem um devido controle. Mas com o Observatório conseguiremos controlar todos os dados envolvendo o setor e, assim, investir em ações prioritárias, que contribuam para que Florianópolis se consolide como um dos mais importantes pólos do turismo, em especial, de eventos e negócios, do Brasil”, completa Mário Roberto Cavallazzi, Secretário Municipal de Turismo. Outra pesquisa que será realizada pela SETUR é a de demanda por qualificação profissional no receptivo turístico, a fim de conhecer melhor o perfil do profissional da cadeia produtiva do turismo e, assim, realizar uma proposta de capacitação que se encaixe às necessidades deste segmento.

Outra meta da SETUR é ampliar o número de Postos de Informação ao Turista (P.I.T.), abrindo um no Norte da Ilha e outro na Lagoa da Conceição. Os PITs serão realizados em parceria com a ACIF, e os profissionais receberão treinamento qualificado e usarão uniformes, para facilitar a identificação por parte do turista.

A SETUR ainda pretende lançar em outubro, durante a FENAOSTRA, o projeto “Ostras de Florianópolis”, que visa a criação de um prato típico da cidade para o mercado nacional e internacional, fortalecendo tanto a produção quanto o consumo das ostras em Florianópolis.

A Secretaria de Turismo está trabalhando também para ampliar a oferta turística no município, minimizando assim a sazonalidade, bem como aumentando a permanência do turista na cidade e seguindo uma tendência do mercado pela segmentação do turismo.

Elaboração de materiais impressos técnicos voltados a captação de eventos e divulgação turística; um novo portal moderno para atender a demanda; promover o destino junto as operadoras e agentes de turismo; realizar ações de promoção e divulgação do Carnaval e festas de fim de ano no Mercosul; e apoiar a revitalização e sinalização das trilhas ecológicas do Sul da Ilha, estimulando o turismo ecológico, são outros compromissos da SETUR, que serão firmados junto com o Prefeito Municipal de Florianópolis no evento do dia 27 de julho

(SETUR, Adjori/SC, 27/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *