Educação da Capital promove seminário para debater uso de drogas
08/07/2009
Diretor francês Michel Ocelot em Florianópolis
09/07/2009

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC vai privilegiar interatividade com o público

Uma mostra com 200 estandes (praticamente o dobro do ano passado), privilegiando a interatividade com o público. Essa será uma das novidades da 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, lançada na manhã dessa terça-feira, 7/7. Este ano o encontro está agendado para o período de 21 a 24 de outubro e novamente está integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema ´Ciência no Brasil`.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Menezes, adiantou que este ano o evento não terá mais a mostra de painéis, para que a exposição dos trabalhos seja centrada nos estandes e na comunicação e interação com o público visitante. “O que queremos é melhorar a interatividade”, complementou a professora Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, diretora do Departamento de Projetos de Extensão. De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é de que o novo formato estimule uma maior preocupação com a apresentação dos estandes. Além disso, que unidades acadêmicos e equipes se articulem para propor a ocupação destes espaços.

As inscrições de propostas para estandes e oferta de minicursos serão abertas no dia 13 de julho, prosseguindo até 4 de setembro. Também no dia 13 de julho serão abertas as inscrições para apresentações culturais durante o encontro.

“A Sepex é um evento da universidade e é preciso que as unidades acadêmicas se organizem e participem desse grande momento”, disse o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva. Ele lembrou o desafio de que o encontro se torne cada vez mais atraente para a comunidade. “A Sepex reúne uma série de eventos que dependem da participação de todos os centros. É preciso que a comunidade universitária se mobilize, pois esse não é um evento da administração central, é da universidade”, ressaltou. “Vamos mais uma vez construir esse grande encontro e mostrar o que estamos fazendo. Mãos à obra”, incentivou o vice-reitor.

A UFSC realiza também no período da Sepex o seu Seminário de Iniciação Científica (SIC). Além de avaliar estudantes que contam com bolsas de iniciação científica, o seminário organizado em mostra de painéis e apresentações orais é aberto à apresentação de trabalhos científicos de estudantes voluntários, tanto da UFSC como de outras instituições.

Como já é tradicional, o grande “circo” da Sepex será montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC. No mês de setembro serão abertas para a comunidade em geral as inscrições para os minicursos gratuitos oferecidos no período da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. No ano passado foram mais de seis mil vagas abertas em quase 200 cursos de curta duração, ministrados por estudantes de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos da universidade.

A realização de uma feira de inventores, do Ilha de Oportunidades (evento em que empresas apresentam aos estudantes oportunidades de estágios e de colocações no mercado de trabalho) e de palestras relacionadas ao Ano Darwin e ao Ano Internacional da Astronomia são outras novidades que estão sendo organizadas para enriquecer a Sepex, um dos principais eventos de integração da UFSC com a comunidade.

Mais informações com a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, e-mail: monica@cca.ufsc.br / Fone: 48 3721-9344

(Arley Reis, Agecom, 07/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *