Ônibus pega fogo em Florianópolis
15/07/2009
FCC no twitter
15/07/2009

Projeto transforma espaços urbanos em cinema ao ar livre

Se na década de 1960, na visão do premiado cineasta Glauber Rocha, um bom filme podia ser feito apenas com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão, um projeto catarinense usa a criatividade para levar a linguagem do cinema até a população, adaptando espaços urbanos em Florianópolis. Nesta quarta-feira (15/07), às 19h, o projeto Cinema nas Comunidades vai usar como cenário a escadaria da Rua Pedro Soares, que dá acesso ao Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO). A programação integra as comemorações dos 22 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Ao todo serão realizadas cinco exibições gratuitas em locais públicos como praças, praias, escadarias e ruas, nas regiões Norte, Sul, Leste, Centro e Continente, em Florianópolis. A iniciativa tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito a produções cinematográficas brasileiras para pessoas que normalmente não utilizam o cinema como canal de informação. A promoção é uma parceria entre a Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Fundo Municipal de Cinema (Funcine), Cinemateca Catarinense, Programadora Brasil e Casa de Cinema de Porto Alegre.

A agenda inclui a apresentação do curta-metragem de ficção A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti, uma comédia de costumes dirigida por Ana Muylaert, que retrata as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos. Em seguida será apresentado o longa-metragem Saneamento Básico, o Filme, comédia com direção de Jorge Furtado que aborda a mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico, e que inspiram a realização de um vídeo de ficção científica.

Além da escadaria do Teatro da UBRO (Centro), os dois filmes serão exibidos na Praça Anízio da Silveira Machado, em frente ao Ginásio de Esportes Carlos Alberto Campos, no Estreito (Continente); na rodovia Vereador Onildo Lemos, perto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, próximo ao mar, na praia dos Ingleses (Norte); na rua em frente à Igreja da Armação do Pântano do Sul (Sul); e na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição (Leste). Durante a exibição, os postes de iluminação situados nas imediações serão desligados por uma equipe técnica e haverá apoio da Guarda Municipal. Em caso de chuva, o projeto será transferido para um espaço coberto, situado nas proximidades.

Ficha Técnica

Filme: A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti
(Filme disponibilizado para o evento pela Programadora Brasil)
Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Ano: 1996
Duração: 17 minutos
Elenco: Marisa Orth, André Abujamra, Beatriz Botelho e Etty Frase

Sinopse: Kiki Cavalcanti é uma criança encantadora sobre a qual é impossível ter qualquer controle. Criada num ambiente atribulado por conta das constantes brigas dos pais e pela ascendência do irmão endiabrado, a menina trabalha dentro de si essas influências, com uma lógica toda particular. O filme retrata as manifestações do contato de Kiki com o mundo, justificada pelas confusões familiares, e sua “teoria” sobre o nascimento dos bebês, que mostra uma inocente visão da infância, porém contaminada por símbolos da violência.

Filme: Saneamento Básico, o Filme
(Filme disponibilizado para o evento pela Casa de Cinema de Porto Alegre, numa parceria com a Cinemateca Catarinense)
Direção: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado
Ano: 2007
Duração: 112 minutos
Elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Janaína Kremer, Lázaro Ramos, Paulo José e Tonico Pereira

Sinopse: A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para discutir a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à prefeitura, que reconhece a legitimidade da solicitação, mas não possui recursos para a execução do projeto. Por outro lado, dispõe de R$ 10 mil para a produção de um vídeo de ficção, cuja verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida aos cofres públicos. Os moradores escrevem o roteiro e passam a fazer um vídeo de ficção, com o único objetivo de usar a verba para a obra. O filme sobre um monstro é ambientado nas obras de construção de uma fossa, mas o que a comunidade não esperava é que a produção fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

Calendário das Apresentações – Projeto Cinema nas Comunidades

Quarta-feira (15/07)

19h – Cinema nas Comunidades (Centro)
Local: Escadaria do Teatro da UBRO
Rua Pedro Soares nº 15 – Centro
(Fundos do Colégio Coração de Jesus)
OBS: em caso de chuva será realizado dentro do teatro

Quarta-feira (22/07)

19h – Cinema nas Comunidades (Continente)
Local: Praça Anízio da Silveira Machado – Estreito
Em frente ao Ginásio Carlos Alberto Campos
OBS: em caso de chuva será realizado no auditório da Biblioteca Barreiros Filho, Rua João Evangelista da Costa, 1160 – Bairro de Fátima

Sábado (25/07)

20h30 – Cinema nas Comunidades (Sul)
Local: na rua, em frente à Igrejinha da Armação do Pântano do Sul
OBS: Em caso de chuva será realizado no salão paroquial da igreja

Quinta-feira (30/07)

19h – Cinema nas Comunidades (Norte)
Local: Rodovia Vereador Onildo Lemos – Ingleses
Perto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, próximo ao mar
OBS: Em caso de chuva será realizado na Escola Básica Gentil Mathias da Silva, na Av. Dom João Becker, 988 – Ingleses

Domingo (02/08)

19h – Cinema nas Comunidades (Leste)
Local: Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição
OBS: Em caso de chuva será realizado na Casa das Máquinas, na Rua Henrique Veras s/n (Ao lado do Casarão da Lagoa)

(PMF, 14/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *