Sexta no Jardim
22/07/2009
Exército faz treinamento de segurança na Capital
22/07/2009

Prefeitura persegue artistas de rua

Atenção cidadãos do Planeta. Em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil, os artistas de rua estão sendo perseguidos, proibidos de trabalhar, ameaçados com prisão. Advertidos a primeira vez, não poderão voltar às ruas. Se o fizerem terão que assinar um termo de ajustamento de conduta. Na terceira vez poderão ser presos. A iniciativa espelha muito bem a mentalidade do tipo de gente que nos governa. Triste a cidade que escorraça os seus artistas!

Abaixo um texto de Murilo Silva, filósofo, animador cultural e acadêmico de Direito sobre o exemplo de barbárie que acontece em Florianópolis.

Os “perigosos” mambembes do asfalto

Vejo o acender da luz sobre o palco, adornado de faixas brancas e pretas. Nas poltronas, uma platéia impaciente, vestida em armaduras de lata, com pés redondos de borracha. Está tudo pronto para o espetáculo. O artista, um olho no equilíbrio outro no olhar da audiência, exibe sua graça repetitiva. Escravo do tempo da sinaleira, o malabarista nem sempre consegue a bilheteria desejada.

Pois bem, a Prefeitura de Florianópolis agora está querendo acabar com o espetáculo, perseguindo os mambembes perigosos, ameaçadores da paz e da ordem. “A maioria deles são de fora”, dizem os administradores do Paço Municipal, que tanto vendem a imagem desta linda Floripa, lá fora.

Não faz muito tempo, placas encravadas no barro dos canteiros, cinicamente exibiam o alerta da prefeitura “Quem dá esmolas não dá futuro.” Chega de hipocrisia. Tirem isto sim, as crianças das sinaleiras e os esmolentos profissionais. Usem os serviços de assistência social e dêem alternativa de trabalho e renda. A permanência dos mesmos completa o escárnio da miséria. E aquelas placas, agora em menor número, me fazem lembrar a tradicional e enjaulada recomendação zoológica para que não dêem comida aos animais.

Eu, dentro do meu carro, assistindo os malabares, pago satisfeito. Às vezes não pago, somente sorrio. Outras vezes, nem sorrio, apenas paro e passo. E os gnomos, inofensivos artistas da polis, continuam ali, apenas trabalhando.

Prefeito, o dinheiro é meu. E por favor, respeite o direito de livre expressão, garantido no ordenamento jurídico brasileiro.

(Sambaqui na Rede, 22/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *