Agenda da Ong: 27 de julho a 02 de agosto
27/07/2009
O que falta para SC virar um destino cinco estrelas
27/07/2009

Mutirão em mangue de Florianópolis encontra até vaso sanitário

Limpeza foi em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

O mutirão de limpeza, feito por voluntários no final de semana no mangue do bairro Itacorubi, em Florianópolis, recolheu sapatos, sacolas plásticas, garrafas e até vasos sanitários do local. A ação foi promovida pelo Instituto Mangue Vivo em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, dia 26 de julho.

Uma carcaça de computador também foi encontrada no manguezal do Itacorubi, considerado um dos maiores mangues urbanos do país.

O grupo, formado principalmente por estudantes, usou uma centena de sacos de lixo, com capacidade para 100 litros, para depositar o material, que depois seria recolhido pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).

Segundo o Instituto Mangue Vivo, Santa Catarina possui oito manguezais de grande importância nacional, sendo que cinco estão na Ilha de Florianópolis.

No mundo existem cerca de 162 mil quilômetros quadrados de manguezais.

O Brasil tem cerca de 25 mil quilômetros quadrados, uma das maiores áreas de mangue do mundo. Eles ocorrem ao longo do litoral Sudeste Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange, no Amapá, até o Município de Laguna, em Santa Catarina, estado que concentra 12% dos manguezais brasileiros.

Legislação

No país os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho. São fundamentais para a procriação e o crescimento dos filhotes de vários animais, como rota migratória de aves e alimentação de peixes. Além disso, colaboram para o enriquecimento das águas marinhas com sais nutrientes e matéria orgânica.

(DC, 27/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *