UFSC integra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
24/07/2009
Curso “Planejamento Hospitalar / o Instrumental da Arquitetura e das Engenharias”
24/07/2009

Instituto promove mutirão de limpeza nos manguezais em Florianópolis

Laudo técnico indica que não há mais vida em boa parte do mangue no bairro Itacorubi.

Os mangues do bairro Itacorubi, em Florianópolis, serão limpos neste sábado e domingo. A ação aberta ao público é comandada pelo Instituto Mangue Vivo em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, dia 26 de julho. O objetivo é conscientizar a sociedade da importância do ecossistema que já está quase sem vida.

Os dois dias de atividades servirão como alerta à sociedade da situação do ecossistema na região, além de reforçar a importância das espécies que vivem e se reproduzem no ambiente. O mangue do Itacorubi possui hoje menos de 60% da sua área original.

Segundo o Instituto Mangue Vivo, a Grande Florianópolis possui um dos maiores manguezais urbanos do país. Dos oito de grande importância no Estado de Santa Catarina, cinco estão na Ilha de Florianópolis: manguezal do Rio Ratones, do Saco Grande, do Rio Tavares, da Tapera e do Itacorubi, que hoje tem menos de 60% da sua área original.

Um laudo técnico será divulgado nesta sexta-feira relatando a situação do mangue, que atualmente são alvos de esgotos domésticos e industriais altamente poluentes. De acordo com Paulo Douglas, diretor-executivo do instituto, a água está completamente poluída em cinco pontos em torno do manguezal do Itacorubi e não há mais vida em boa parte do manguezal.

Importância dos mangues

Tão importante como a água, e considerado berçário biológico, é no manguezal que as espécies vivem, se reproduzem e se alimentam. Peixes, aves, crustáceos e moluscos são alguns exemplos existentes, mas não é difícil encontrar, jacarés, garças, guarás, tartarugas e outras espécies de animais, fora a vegetação. A vida no mangue produz mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

(DeOlhoNaIlha, 24/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *