O parecer ambiental
07/07/2009
Prefeitura mostra obras para Câmara de Vereadores
07/07/2009

FCC oferece oficinas de capacitação em patrimônio cultural

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), realiza na cidade de Porto União, entre os dias 8, 9 e 10 de julho, duas oficinas de capacitação em patrimônio cultural. O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, e além das oficinas será realizada uma palestra sobre a história cultural de Porto União, em Santa Catarina, e União da Vitória, no Paraná, com Ilton César Martins e Jefferson Gohl.

As oficinas, que são gratuitas, têm como objetivo instrumentalizar e qualificar os profissionais que atuam em museus, centros de cultura, memoriais e instituições afins, além de propor a congregação das pessoas e a fomentação do debate acerca dos assuntos considerados relevantes para a área museal. Serão oferecidas duas oficinas gratuitas, emparceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Uma das oficinas abordará o Planejamento e Desenvolvimento de Projetos Culturais. O objetivo é esclarecer e informar sobre a formatação de projetos culturais para Leis de Incentivo à Cultura e Editais, mostrando também como fazer parcerias com as instituições públicas e privadas e o perfil dos patrocinadores. A ministrante será Maria Teresa Lira Collares, agente técnica em Gestão Cultural pela FCC, formada pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), especialista em Estudos Culturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Marketing pela Esag/Udesc.

A segunda oficina terá como tema Museus e Turismo, e abordará a definição de turismo como fenômeno econômico, espacial e social. Discutirá ainda a composição do produto turístico, o mercado turístico, e o turismo cultural, comparando práticas européias com práticas latino-americanas. Falará ainda sobre políticas públicas de cultura e turismo, os museus como destino de lazer e de turismo, as pesquisas de perfil de visitantes e de níveis da satisfação, e estudos de casos. A ministrante será Tânia Guimarães Omena, graduada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Mestranda da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atua no Curso Turismo e Patrimônio. É presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo.

Local: Colégio São José – Rua José Boiteux, 676 – Centro – Porto União/SC

Vagas: 40 (20 vagas para cada oficina)

Quanto: gratuito

Informações: Fundação Municipal de Cultura – Rua Cel. Belarmino, esquina com XV de Novembro, 435 – Centro – Porto União/SC – Fone: (42) 3523-9280
E-mail: casaculturalanibalkhury@gmail.com

(FCC, 07/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *