Tubulações submersas são questionadas
29/07/2009
Acordo sobre camelódromo é inviabilizado
29/07/2009

O teste de paciência enfrentado por quem vai ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, em dias de jogos no Estádio da Ressacada, pode acabar no final de 2010.
A duplicação da Avenida Diomício Freitas deve sair do papel porque governo municipal e Avaí fizeram uma parceria. O clube ficou responsável por contratar a empresa responsável pelo pré-projeto da obra, que já começou a ser feito e deve ficar pronto em setembro. A prefeitura se comprometeu a fazer uma licitação para escolher quem fará a obra. O vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, disse que a parceria vai acelerar a duplicação:
– Sem a parceria, teríamos que fazer uma licitação para contratar uma firma responsável pelo pré-projeto, o que atrasaria muito a obra.
A empresa contratada pelo Avaí foi a Prosul, que já iniciou as medições na Diomício Freitas. A duplicação será feita no trecho do Trevo da Seta ao Aeroporto Hercílio Luz, que mede 3,5 quilômetros (veja mapa ao lado).
O diretor de obras da Prosul, Celso de Magalhães Carvalho, informou que o pré-projeto da empresa protegerá o mangue às margens da avenida. Segundo ele, será feito um estudo de impacto ambiental de acordo com as regras do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).
O presidente do Avaí, José Nilson Zunino, disse que o pré-projeto custará cerca de R$ 150 mil e que o clube pretende buscar parcerias com empresas da região para cobrir os gastos. Em junho, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou o repasse de R$ 19 milhões do Ministério das Cidades para a duplicação, uma das obras mais reivindicadas por moradores do Sul da Ilha. O anúncio foi feito em encontro com o vice-prefeito da Capital e o presidente do Avaí.
Ambientalistas estão atentos ao trabalho por causa do manguezal do Rio Tavares. O diretor-executivo do Instituto Mangue Vivo, Paulo Douglas Pereira, disse que ficará de olho no estudo de impacto ambiental.
(Júlia Antunes Lourenço, DC, 29/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *