FCC no twitter
15/07/2009
Água de beber
15/07/2009

Casan se compromete a melhorar qualidade da água na Grande Florianópolis

Ao firmar termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), no dia 10 de julho de 2009, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) se comprometeu a melhorar a qualidade da água distribuída aos cerca de 700 mil consumidores da Grande Florianópolis, em especial no que diz respeito à adequação dos índices de turbidez e alumínio elevados.

O documento foi proposto pelos Promotores de Justiça Alexandre Herculano Abreu e Sonia Maria Demeda Groisman Piardi, com atuação nas áreas da cidadania e saúde na Comarca da Capital. A origem do TAC foi um inquérito civil aberto pelo MPSC para apurar os altos índices de alumínio presentes na água distribuída pela Casan. Segundo os Promotores de Justiça, o inquérito apontou uma série de deficiências de ordem técnica na captação e tratamento da água, deixando-a fora dos parâmetros normais de potabilidade de acordo com a Portaria nº 518/04 do Ministério da Saúde.

No TAC consta uma série de medidas que devem ser adotadas pela Casan para corrigir as deficiências e melhoria da qualidade da água distribuída à população. Entre elas estão a recuperação imediata de quatro células de dois filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA); a recuperação de mais oito células de seis filtros da ETA a cada três meses; monitoramento diário da qualidade da água distribuída.

A Casan deverá, ainda, em até dois anos, instalar medidor de vazão na entrada de água para a estação, a fim de possibilitar o cálculo exato dos elementos químicos utilizados no tratamento e instalar sistema de controle de coagulação automatizado. Caso não cumpra o compromisso, a Casan fica sujeita a medidas judiciais e multa diária de R$ 1 mil.

(MPSC, Paulo Alceu, 15/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *